Ícone do site Folha Popular

Número de acidentes em Teutônia reduz 34% em 2017

Reforço na pintura da sinalização em vias de grande fluxo de veículos busca reduzir ainda mais os acidentes

O ano de 2017 fechou de forma positiva para o trânsito de Teutônia: o número de acidentes diminuiu. No último ano, foram 119 ocorrências a menos do que em 2016. Os dados são da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Estadual.

De janeiro a dezembro de 2016, foram 386 acidentes no perímetro urbano da cidade, uma média de 32 por mês. No mesmo período de 2017, foram 267 ocorrências, média de 21 por mês. A redução entre um ano e outro é de cerca de 34%.

Conforme o diretor de Trânsito da Prefeitura Municipal de Teutônia, Carlos Alberto da Silva, a queda se deve a diversos fatores. Entre eles, as campanhas de conscientização feitas nas escolas e nos centros de formação de condutores. Também à pintura e sinalização das vias e ao radar móvel usado na Via Láctea. “Este ano, seguiremos trabalhando nas campanhas e em outras melhorias para que o número de acidentes diminua ainda mais”, enfatiza Silva.

Segundo o diretor, 90% das ocorrências de 2017 aconteceram depois de uma infração de trânsito. Além disso, chama a atenção que, mesmo que o número de acidentes tenha decrescido, a gravidade aumentou. Em julho do ano passado, por exemplo, foram 26 com lesões e nove com danos. Em abril, foram 12 com lesões e cinco com danos. Conforme levantamento da Folha Popular, em 2017, cinco acidentes resultaram em morte no município, sendo seis vítimas fatais. Ellita Birkheuer Feyh (82); Osmarina Costa de Quadros (61); Elário Scherer (60);  Fábio Castro da Cruz (35); Josenei Schmidt (28) e Felipe Rasche (23) perderam a vida em ocorrências de trânsito em Teutônia. Para Silva, isso se deve ao excesso de velocidade, que acaba provocando consequências mais sérias. Além disso, ele observa que foi nos meses de inverno que as ocorrências tiveram maior gravidade. “As condições climáticas contribuem para isso. Em dias de tempo ruim, sabemos que temos mais veículos nas ruas também”, afirma.

O levantamento do número de acidentes ocorridos em 2017 mostrou outros dados ainda: os dias que ocorrem mais imprevistos são terças e quintas-feiras. Os horários críticos são o meio-dia e entre 17h e 20h. Já as ruas com maior número de ocorrências são a Carlos Arnt, Major Bandeira e Dom Pedro II. Fora do perímetro urbano, entre o Km 20 e o Km 30 na Via Láctea, foram 37 ocorrências em 2017. Já em 2016, no mesmo trecho, somaram-se 60.

Com o objetivo de reduzir ainda mais o índice de acidentes, a Prefeitura planeja para 2018, o início das obras de instalação das rótulas fechadas na ERS-128, nos trevos de acesso aos bairros Canabarro e Languiru.

Sair da versão mobile