Detalhes da proposta de zoneamento do solo urbano para o município de Lajeado foram apresentadas na noite de quinta-feira (22/02) durante a terceira Audiência Pública do Plano Diretor Lajeado 2040. O evento, realizado no Salão de Eventos da Prefeitura Municipal, contou com a participação de cerca de 60 pessoas, entre elas o prefeito, Marcelo Caumo, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Eder Spohr, autoridades do Executivo e do Legislativo, representantes de entidades e da comunidade em geral.
“Ao longo de mais de 30 reuniões comunitárias em todos os bairros da cidade e de três audiências públicas, demonstramos nosso compromisso de elaborar um Plano Diretor a muitas mãos. Nosso estudo é técnico e resulta de um trabalho conjunto entre prefeitura e entidades, baseado nas manifestações de muitas pessoas. É uma proposta para o futuro da cidade, e por isso é tão importante que seja uma construção coletiva porque é pensado para melhorar a qualidade de vida para todos nós” diz o prefeito, Marcelo Caumo.
Secretário municipal do Planejamento (Seplan), Rafael Zanatta reapresentou o passo a passo da realização dos estudos, que foram realizados por meio de parcerias entre equipe técnica da Secretaria do Planejamento, Univates, Fórum de Entidades e Seavat, e as propostas de atualização do Plano Diretor. O secretário então detalhou itens do zoneamento de uso do solo urbano, com ajustes em índices e novidades como a adoção do chamado índice de permeabilidade, que passa a exigir que terrenos com construções mantenham áreas sem cobertura, facilitando a absorção da água da chuva.
“As propostas que estamos trazendo, com o apoio de Univates, Seavat e Fórum das Entidades, baseiam-se na premissa de privilegiar o interesse coletivo. Buscamos informações e exemplos que deram certo ao redor do mundo para termos um projeto que realmente pense em uma Lajeado melhor para o futuro e que possa contribuir para melhorar a qualidade de vida de todos nós e das próximas gerações. O Plano Diretor não é o único responsável por isso, mas junto a outros planos estratégicos da cidade, como o de mobilidade urbana e o de saneamento, por exemplo, ele é capaz de induzir o desenvolvimento ordenado da nossa cidade”, disse o titular da Seplan, Rafael Zanatta.
Após a apresentação, vereadores, entidades e comunidade se manifestaram a respeito dos temas. O próximo passo é a finalização das propostas pela Prefeitura para posterior envio de projeto para votação na Câmara de Vereadores. Ainda não há previsão de datas.
Sobre o Plano Diretor Lajeado 2040 – O projeto do Plano Diretor Lajeado 2040, coordenado pelo arquiteto e urbanista Enio Perin, começou no primeiro semestre. A primeira Audiência Pública foi realizada no dia 14 de setembro de 2017, no Centro Comunitário Evangélico, quando foram apresentados à comunidade os primeiros resultados dos estudos, a partir de informações de dados existentes e das sugestões recolhidas durante as 30 reuniões comunitárias realizadas com as 33 associações de bairros existentes no município. A segunda audiência pública ocorreu em 13 de dezembro de 2017, no auditório do Plenário da Câmara de Vereadores.
Para saber mais sobre o projeto do Plano Diretor Lajeado 2040, as atividades são realizadas na Seplan (Rua Júlio May, 242, térreo), no Centro Administrativo da Prefeitura. É possível marcar horário para esclarecer dúvidas pelo fone (51) 3982-1066.