Ícone do site Folha Popular

Ampliado horário para emissão da Certificação Internacional para Febre Amarela, em Lajeado

Certificado realizado no Centro de Orientação ao Viajante

O Centro de Orientação ao Viajante (COV) passará a emitir a Certificação Internacional para Febre Amarela também às quintas-feiras no turno da tarde a partir desta quinta-feira, 8 de março. O Centro emite o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), além de informar sobre a obrigatoriedade das vacinas dos locais de destino de quem viaja ao exterior.
O atendimento é realizado nas terças-feiras das 7h30 às 11h30 e, a partir de março, também às quintas-feiras das 12h30 às 16h. É necessário agendamento prévio, realizado pelo telefone (51) 3982-1217. O COV funcionará na Sala da Vigilância Epidemiológica, localizada na Rua Alberto Torres, 452, 6º andar, Centro.

Desde o começo do funcionamento, no dia 6 de fevereiro deste ano, o COV atende uma média diária de 40 pessoas. “Este grande número de pessoas atendidas na nossa cidade mostra o grande benefício de trazer este serviço para Lajeado. São pessoas que não precisaram se deslocar a Porto Alegre para fazer o documento, economizando tempo e dinheiro. É um serviço prestado sem nenhum custo à população. Pela grande demanda, estamos aumentando a oferta para atender ainda melhor os lajeadenses e também pessoas de cidades próximas”, diz o Secretário Municipal da Saúde, Tovar Musskopf.

Sobre o Centro de Orientação ao Viajante

O COV atende nas terças-feiras, das 7h30 às 11h30, e agora nas quintas-feiras, das 12h30 às 16h. Para receber o atendimento é necessário realizar agendamento prévio com a Secretaria da Saúde (Sesa), através da Vigilância Epidemiológica, que realiza o serviço do Centro de Orientação ao Viajante, vinculado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O contato pode ser realizado pelo telefone 3982-1217. O COV funciona na Sala da Vigilância Epidemiológica, localizada na Rua Alberto Torres, 452, 6º andar, Centro.

Para que o cidadão possa obter o certificado é necessário seguir os passos abaixo:

1º Passo – Tomar a vacina exigida

O interessado deve realizar a vacina nos postos de Saúde de Lajeado, de forma gratuíta, ou em serviços de vacinação privados credenciados. A vacina contra Febre Amarela deve ser tomada com antecedência de, no mínimo, 10 (dez) dias antes da viagem.

2º Passo – Realizar o pré-cadastro no SISPAFRA

Antes de realizar a emissão do CIVP, o viajante deve realizar um pré-cadastro no endereço www.anvisa.gov.br/viajante, clicar na opção “cadastrar novo” ou no link “cadastro”.

Observação: Para o agendamento, o viajante deverá realizar o pré-cadastro.

3ª Passo – Comparecer ao estabelecimento que emitirá o CIVP

Para a emissão do CIVP, é imprescindível a presença física do interessado uma vez que a emissão está condicionada à assinatura do viajante.

4ª Passo – Apresentar a documentação necessária para emissão do CIVP

O interessado deve apresentar o cartão nacional de vacinação e um documento de identidade original com foto. O cartão deve estar preenchido corretamente com a data de administração, fabricante e lote da vacina, assinatura do profissional que realizou a aplicação e identificação da unidade de saúde onde ocorreu a aplicação da vacina. Os viajantes que já tiverem suas passagens compradas também devem apresentar um comprovante das datas em que ficarão fora do país.

Criança/adolescente menor de 18 anos

Não é necessária a presença da criança ou adolescente menor de 18 (dezoito) anos quando seus pais ou responsáveis solicitarem a emissão do seu CIVP nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante. Ressalta-se que crianças a partir de 9 (nove) meses já precisam ser vacinadas.

Sair da versão mobile