Ícone do site Folha Popular

Com abrangência regional, Poesia no Varal começou hoje em Estrela

Em Estrela, exposição começa nesta quarta-feira, no Centro de Cultura e Turismo / Foto: Paulo Ricardo Schneider

Evento criado há cinco anos visa estimular a leitura e difundir este gênero literário 

Criado há cinco anos, o projeto Poesia no Varal, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) de Estrela, ganha este ano contornos regionais. No município a visitação iniciou hoje, quarta-feira – Dia Internacional da Poesia – no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann.  A proposta, que visa estimular a leitura e difundir este gênero literário na comunidade, tem o engajamento de pelo menos mais quatro municípios do Vale do Taquari: Lajeado, Coqueiro Baixo, Santa Clara do Sul e Taquari. Em Lajeado houve adesão da Univates, que vai expor 30 poemas, fornecidos pela Secultur, no saguão do prédio 7, de 6 a 26 de abril.
O projeto, conforme a historiadora Letícia de Oliveira, da Secultur, nasceu pelo seu gosto particular pela poesia, para divulgar este gênero. “Iniciou sem pretensão nenhuma e é muito positivo constatar que hoje vai além do nosso município, para outras cidades do Vale do Taquari”. Segundo ela, este é o começo de uma nova caminhada.  No “varal” do Centro de Cultura estão expostas cerca de 500 obras, de autores consagrados como Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, entre outros. A visitação se estende até o dia 13 de abril.
Taquari é uma das cidades que abraçou a ideia. A partir de amanhã (22.03), poesias cedidas pela Secretaria de Cultura vão formar o varal no saguão da prefeitura. “Nosso objetivo é motivar as pessoas a escreverem, incentivar este tipo de produção e divulgarem seu trabalho”, diz a coordenadora de Cultura do município, Sabrina Pereira de Freitas. Segundo ela, este tipo de iniciativa deve ser acontecer sempre. Sua intenção, no futuro, é colocar trabalhos e escritores da própria cidade e levar o projeto às escolas.
Pró-Cultura RS
Recentemente Estrela teve aprovado, pelo Fundo de Apoio à Cultura (Pró-Cultura RS) o projeto Varal Poético. A prefeitura será contemplada com recursos para até 8 escolas desenvolverem projetos de incentivo à produção de poesias com seus alunos.
Serviço
O que: Poesia no Varal
Local: Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann – Rua Marechal Floriano, 433 – Centro
Horário: das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h
Período: de 21 de março a 13 de abril
Agendamento de visitas para grupos ou escolas pelo telefone (51) 3190-1258
Sair da versão mobile