Ícone do site Folha Popular

Teutônia celebra novo contrato com o Capa

Assinatura simbólica do contrato com o Capa foi acompanhado de representantes de grupos assistidos pela entidade/Crédito da foto: Édson Luís Schaeffer/Divulgação

Parceria possibilita à entidade prestar serviços de assessoria técnica a 10 grupos de Saúde Comunitária, com o objetivo de fomentar a agroecologia. Um dos grupos é composto pelas Agentes Comunitárias de Saúde, que disseminam os conhecimentos às famílias visitadas.

A Administração Municipal de Teutônia celebrou um novo contrato com a Fundação Luterana de Diaconia, mantenedora do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa). O momento simbólico para a assinatura do contrato ocorreu na tarde de quinta-feira, dia 5, na sede do Sínodo Vale do Taquari, no Bairro Centro Administrativo. Formalmente, o contrato já está em vigência desde fevereiro.

A parceria com o Capa visa o fomento da agroecologia e, consequentemente, estimular mais qualidade de vida à população atingida direta e indiretamente. A proposta é resgatar os conhecimentos de antigamente, como os “sabores da vovó” e receitas caseiras de medicamentos, que possuem eficácia comprovada. Com isso, também se busca uma alimentação mais saudável e de qualidade, com produtos sem agrotóxicos.

Através do Contrato 14/2018, firmado em fevereiro deste ano, a Administração Municipal repassará à entidade o valor mensal de R$ 3.747,00, totalizando R$ 44.964,00. Até então, a parceria entre Prefeitura e Capa ocorria em forma de convênio. No entanto, em razão das alterações na legislação federal no que refere ao repasse de recursos às entidades, foi necessária a licitação, na modalidade Tomada de Preços, no qual a Fundação Luterana de Diaconia apresentou a melhor proposta. O contrato pode ser renovado anualmente, num prazo máximo de cinco anos, havendo interesse de ambas as partes.

O Capa atende a 10 Grupos de Saúde Comunitária em Teutônia: Linha Germano, Linha São Jacó, Linha Clara, Linha Catarina, Pontes Filho, Linha Wink, Bairro Canabarro, Bairro Languiru e Bairro Teutônia, além das Agentes Comunitárias de Saúde, que acabam disseminando as informações às famílias visitadas.

Sair da versão mobile