Ícone do site Folha Popular

Prefeitura de Estrela avança no processo de modernização administrativa

Consultores da Univates reuniram-se com servidores da Seadrh para iniciar diagnóstico/Crédito da foto: Paulo Ricardo Schneider/Divulgação

O Governo de Estrela segue trabalhando para qualificar a gestão do município, a fim de modernizar e dar mais agilidade no andamento dos processos administrativos. Depois da implantação do novo sistema integrado da prefeitura, concluído no ano passado pela empresa IPM, uma nova etapa foi iniciada nesta quinta-feira (19.04). A Univates começou um diagnóstico do fluxo de processos internos e externos, que deve ser apresentado nesta semana.

O objetivo, de acordo com o secretário da Administração e Recursos Humanos, Jônatas dos Santos, é identificar quais os expedientes podem ser encaminhados somente de forma digital, reduzindo o consumo de papel e o tempo de tramitação.  “Hoje a prefeitura gera cerca de 10 mil processos administrativos por ano, tanto internos quanto externos. Até um pedido para a troca de lâmpada, se solicitado via protocolo, exige um processo em papel”, observa.

O ponto de partida foram reuniões com secretários e servidores das pastas da Administração e Recursos Humanos, Planejamento e Desenvolvimento Econômico e da Fazenda, das quais participaram o consultor de Gestão e Processos da Univates, Albano Mayer, e o diretor do Centro de Gestão Organizacional (CGO), Sandro Faleiro. O trabalho será estendido a todas as secretarias, mas começou por estas três, conforme o secretário Jônatas dos Santos, porque elas têm grande impacto com o público. Ele ressalta, no entanto, que mesmo que a apresentação do diagnóstico ocorra já na próxima semana, este não é um projeto de curto prazo. “Será feito de forma gradativa”, ressalta.
Jônatas acredita que boa parte dos processos poderia tramitar somente de forma digital. Em alguns casos, depois da implantação do novo sistema de gestão, isto já ocorre. É o caso, segundo ele, das solicitações de diárias e atestados médicos. Nas reuniões com secretários e servidores a Univates vai identificar os trâmites e gargalos existentes. O secretário reconhece que alguns fluxos não estão bem definidos, o que também pode ser melhorado a partir da avaliação a ser feita pela instituição.

Além da economia de papel e redução do prazo de andamento dos expedientes pelos setores da prefeitura, ele cita ainda a questão ecológica. Salienta, por outro lado, que o encaminhamento somente por via digital não vai diminuir a segurança. Lembra que em 2013 o Setor de Protocolo ainda utilizava máquina de escrever e enfatiza que o Governo de Estrela deu passos importantes e está atuando no sentido de qualificar o atendimento aos contribuintes. “É uma mudança de cultura”, enfatiza.

Sair da versão mobile