A coragem e empenho de dois policiais militares em um incidente em 2015 foram reconhecidos em uma solenidade nesta terça-feira, dia 24. Os então soldados Fábio Rozek e Vânius Morais de Souza foram promovidos a 2o Sargentos pelo ato de bravura pelo Governo do Estado e Comando Geral da Brigada Militar em fevereiro, e homenageados em evento no auditório do Centro da Indústria e Comércio (CIC) esta semana.
Ardolino Belleboni e Cenira Schimit, salvos pelos soldados naquela noite, participaram do ato de fixação das divisas, além do prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, e o delegado da Polícia Civil, Clóvis Rodrigues de Souza.
Em seu depoimento, o prefeito lembrou a noite em que os policiais arriscaram suas vidas para salvar as dos idosos. “Nunca foi feito um trabalho tão efetivo como atualmente, o que mostra que as dificuldades são sempre superadas com trabalho”, completou Cettolin.
O comandante do 3o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3o BPAT), major Álvaro Martinelli, referiu-se a Morais e Rozek como heróis e elogiou a mobilização da comunidade garibaldense pela vida dos idosos. “Temos o sentimento de dever cumprido”, concluiu o major.
Em março de 2016, a Prefeitura de Garibaldi entregou a medalha de Ordem do Mérito do Imigrante aos militares, em homenagem pela atuação.