A prática esportiva na Melhor Idade é uma importante ferramenta de saúde, integração e qualidade de vida. Por isso, a Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Teutônia tem apoiado iniciativas que oportunizam tudo isso aos idosos. Uma dessas ações é o Câmbio, um vôlei adaptado para a Melhor Idade.
Para celebrar a integração dos times de Teutônia, Westfália e Poço das Antas, a Associação dos Moradores do Loteamento Arco-Íris, no Bairro Canabarro, sediou nesta quarta-feira (25/04), o Torneio de Câmbio. Vários jogos ocorrem durante o dia. Muito mais que competir, os grupos têm a oportunidade de trocar experiências e rever amigos, além de estarem praticando atividades físicas que elevam a sua autoestima.
Nilo Klein, 73 anos, de Linha Germano, participa do time de Câmbio do Bairro Languiru há cinco anos, inclusive sendo promovido a treinador do grupo. “Para mim, o Câmbio é muito interessante. Treino três vezes por semana e fico muito feliz com isso, ainda mais com essa integração que seguidamente temos. Minha vida mudou para melhor com o Câmbio, senti melhora significativa na minha saúde”, afirma.
Para o presidente da Associação dos Grupos da Melhor Idade de Teutônia, Otávio Hamester, tudo que promove a integração dos idosos traz a eles uma melhora significativa da qualidade de vida. “O Câmbio deixas os idosos mais ativos. Quando temos torneios como este, os benefícios do Câmbio para a Melhor Idade se tornam facilmente visíveis”, enaltece.
Qualidade de vida à Melhor Idade
A pedagoga e estudante de Educação Física Tainá Quint trabalha com o grupo do Bairro Canabarro através do Clube de Mães Lar da Amizade. Ela enxerga no Câmbio uma importante forma de valorização da Melhor Idade. “Além da integração, promovemos a saúde física e mental através de um esporte seguro para eles, aonde dificilmente vão se machucar. Temos melhoras no sistema cardiovascular, na tonificação muscular”, explica.
Conforme Tainá, o Câmbio oportuniza, ainda, o cuidado com os idosos. “Cuidamos da integridade física deles, mas também do social, pois eles estão convivendo com os colegas e outros grupos. Têm muitas pessoas que não tinham uma vida ativa, fechadas em casa. Quando iniciou o grupo de Câmbio, eles começaram a sair de casa, participarem de algum objetivo, se sentirem valorizados. Eles começaram a perceber que têm um grande valor e podem ter uma vida ativa, ter o convívio social, além de aprender constantemente”, frisa.
O próximo torneio de integração de Câmbio está previsto para maio, na Associação dos Funcionários da Cooperativa Languiru, em data a ser definida. Esta competição integrará as comemorações dos 37 anos de emancipação de Teutônia.