Projeto pioneiro, envolvendo a comunidade escolar, por meio do Círculo de Pais e Mestres (CPM), escola e Governo de Estrela, vai garantir turno integral a alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental La Salle, de Linha São Jacó. As atividades iniciam em 2 de maio, envolvendo 21 dos 32 alunos da escola. De acordo com as tratativas, a prefeitura se responsabiliza pela estrutura física, transporte, alimentação e material didático para as oficinas que serão desenvolvidas no turno inverso. Já ao Círculo de Pais e Mestres (CPM) caberá a contratação de uma monitora, responsável pela turma no turno inverso.
Para o secretário de Educação Marcelo Mallmann esta é uma proposta inovadora e muito interessante, que mostra o comprometimento da comunidade com o desenvolvimento cognitivo das crianças. “Quero agradecer a todos que abraçaram o desafio e se empenharam para a viabilização desta parceria”, diz.
O projeto foi intermediado pelo vereador Márcio Mallmann e contou com empenho de todo o CPM. A presidente Simone Sulzbach diz que a mudança vai atrair mais alunos já que os pais poderão deixar seus filhos enquanto trabalham. “A escola corria o risco de fechar e agora temos a perspectiva de novos alunos. Bom que todos entenderam a nossa necessidade e contribuíram para essa realização”, completa.
Conforme Mallmann, as parcerias entre o Poder Público e iniciativa privada serão ampliadas. Ele adianta que a Secretaria da Educação está buscando uma parceria institucional com o Sesi (Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul) para que, a partir de agosto, sejam abertas mais 125 novas vagas. “Temos que procurar alternativas para garantir atendimento qualificado aos alunos”, conclui.