Ícone do site Folha Popular

Projeto Sorrindo para o Futuro expande atuação em Teutônia

O ano de 2017 serviu como consolidação do projeto Sorrindo para o Futuro do Sesc Lajeado. A cidade de Teutônia foi uma das que mais recebeu atividades nesse período. Além da distribuição de kits para higiene bucal – que continham escova, creme e fio dental – aos alunos das escolas municipais, eles também foram avaliados pelo dentista Mauricio Fernando Nunes Teixeira. Neste ano, os atendimentos continuam. Desta vez, dentro de um consultório móvel, o que facilita o acesso às escolas da zona rural.

Os serviços não pararam por aí. Os alunos também participam de atividades lúdicas, realizam exames bucais, antropométricos e escovação supervisionada. Toda a comunidade se envolve no processo. Exemplo disso é a participação de estudantes de Odontologia na iniciativa. Os alunos da Univates Iuri Souza, Camila Eidelwein, Bruno Velho Kuhn e Júlia Vanessa Eckardt se uniram a Neusa de Fátima Gall, coordenadora do projeto, e Terezinha de Fátima Santos de Lima, auxiliar de Saúde Bucal, para colocar em prática esse serviço à comunidade.

Pioneiro no Brasil, o projeto tem por objetivo melhorar o bem-estar das crianças a partir da formação de hábitos saudáveis. Desta forma, o programa estimula e incentiva as escolas públicas a construírem uma rotina de hábitos de higiene bucal, alimentação e atividades físicas mais benéficas à saúde. O Programa Sesc Sorrindo para o Futuro é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as prefeituras municipais desde 2003.

Em constante inovação, o projeto vem trabalhando na prevenção de fatores de risco comuns às doenças crônicas, estimulando a formação de escolas promotoras de saúde e gerando motivação e envolvimento da comunidade escolar. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site www.sesc-s.com.br/ sorrindoparaofuturo.

Sair da versão mobile