Ícone do site Folha Popular

Secretaria de Agricultura oferece serviços de incentivo ao produtor em Garibaldi

Crédito da foto: Priscila Pilletti/Divulgação

O incentivo ao trabalho dos produtores rurais está entre as prioridades da Administração Municipal de Garibaldi. Diferentes serviços e parcerias são oferecidos pela Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária (SMAP), visando otimizar o trabalho no campo, incentivar o desenvolvimento rural e proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores do interior do município.

Entre os serviços mais demandados pelos produtores rurais estão os realizados pelas máquinas agrícolas, como limpeza, roçada, plantio, colheita, adubações, lavragem e abertura de valas para drenagem dentro das propriedades rurais.

As máquinas terceirizadas para os serviços são tratores agrícolas simples e traçado, retroescavadeira, tratores de esteira, escavadeira hidráulica e caminhão. O município disponibiliza o maquinário e o agricultor arca com 50% do valor da hora trabalhada, conforme a Lei Municipal nº 3.585/2006. Para 2018, a previsão é de disponibilizar 4.700 horas-máquina.

O calcário usado para a correção do solo, em áreas novas ou já estabelecidas, também é viabilizado pela SMAP. Enquanto o produtor arca com o pagamento do calcário, a Prefeitura oferece o frete. Ao longo do ano, 300 toneladas devem ser oferecidas.

O Programa de Restauração e Manutenção das estradas visa oferecer condições adequadas para o escoamento da produção. A Prefeitura auxilia com 50% no valor da brita e o respectivo transporte. A previsão para este ano é de 4.000 toneladas entregues.

Segundo o secretário Arnaldo Seganfredo, atualmente há 630 solicitações de atendimentos com máquinas. “Estamos sempre à disposição para oferecer serviços que venham auxiliar no desenvolvimento do trabalho realizado por esse setor tão importante para o nosso município”, acrescenta.

A SMAP ainda faz a intermediação para demais demandas do setor, como melhorias no abastecimento de luz, telefonia e internet, e perfuração de poços artesianos para as comunidades, em parceria com o Governo do Estado, e conta com a parceira da Emater, sindicatos e demais entidades.

Sair da versão mobile