Nesta semana, o Conselho Tutelar de Westfália, entidade defensora dos direitos das crianças e dos adolescentes, promoverá ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Nas escolas, serão entregues flyers com orientações para crianças e jovens. Já na sexta-feira, dia 18 de maio, “Dia D” de mobilização, será promovido um pedágio em frente à sede do Conselho Tutelar, quando os demais munícipes receberão os flyers informativos.
Prevenir é a melhor maneira de combater a violência sexual contra crianças e adolescentes. “É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral e dos profissionais das áreas educacional e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco e o acompanhamento da vítima e do agressor”, enaltecem as conselheiras tutelares.
História da data
Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos de idade, natural de Vitória (Espírito Santo), foi sequestrada, violentada e assassinada. Seis dias após, seu corpo apareceu carbonizado e seus agressores nunca foram punidos.
Pela repercussão do caso e mobilização forte do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, o dia 18 de maio foi marcado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A partir de então, a data foi instituída como o “Dia D” de mobilização contra este tipo de violência.