Ícone do site Folha Popular

Administração Municipal de Teutônia esclarece quais serviços estão mantidos e quais estão suspensos

Cadastro reserva será para cinco áreas de atuação nas salas de aula

A Administração Municipal de Teutônia emitiu nota esclarecendo quais serviços públicos estão mantidos e quais estãos suspenso em decorrência dos impactos da paralisação dos caminhoneiros. As medidas foram tomada a partir de reunião entre secretários municipais. Lembrando que na quinta-feira passada o município decretou estado de calamidade pública. Confira na nota os serviços mantidos e suspensos:

NOTA DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL – SERVIÇOS SUSPENSOS OU MANTIDOS

Devido à paralisação dos caminhoneiros e os consequentes impactos no município, a Administração Municipal de Teutônia reuniu na manhã desta segunda-feira, dia 28 de maio, a equipe de secretários para definir serviços que serão mantidos ou suspensos, culminando com a edição e publicação do Decreto Nº 2.454, de 28 de maio de 2018.

 O atendimento na estrutura administrativa do município, incluindo Prefeitura, CRAS, CREAS e demais autarquias será mantido normalmente. Os servidores que possuem condições de se deslocar até os seus locais de trabalho têm a obrigação de manter funcionando a estrutura administrativa e o atendimento básico à população. Servidores que não puderem comparecer aos seus postos de trabalho deverão justificar a sua ausência, além de estarem cientes que poderão não receber o Vale Refeição nos dias não trabalhados, conforme prevê claramente a legislação.

Na Secretaria de Saúde, os postos de saúde dos Bairros Alesgut e Boa Vista estarão temporariamente com o atendimento suspenso. Os servidores destas unidades serão realocados para as três maiores unidades de saúde dos Bairros Canabarro, Languiru e Teutônia. O transporte para procedimentos, consultas e exames agendados em outros municípios segue normal. O diesel disponível no Parque de Máquinas fica reservado prioritariamente para os veículos da Secretaria de Saúde.

Na Secretaria de Educação, foi definido que TODAS AS ESCOLAS MUNICIPAIS, seja de Educação Infantil, seja de Ensino Fundamental, estarão com as aulas suspensas nesta terça-feira, dia 29 de maio. Este dia será recuperados ao final do ano letivo. Nesta terça-feira será definido se as aulas serão ou não suspensas na quarta-feira.  A entrega de alimentos para merenda escolar segue normal, exceto de frutas.

Pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, fica mantido normalmente o recolhimento de lixo nos bairros, devido a um acordo entre a Engesa, responsável pelo recolhimento, e um posto de combustível que reservará o diesel para os caminhões de recolhimento. Fica suspenso o recolhimento de entulhos, móveis e eletrodomésticos, feito pela a Secretaria de Obras, que manterá somente os serviços emergenciais. O Setor de Abastecimento de Água, da mesma forma, somente efetuará serviços de extrema urgência.

Na Secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana, foi definido que o transporte público urbano segue até esta terça-feira conforme Decreto já publicado, com ônibus saindo dos terminais de hora em hora. Alterações poderão ocorrer coforme disponibilidade de combustível.

As oficinas dos Núcleos de Cultura, oferecidos pela Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, estão suspensas temporariamente. Na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, fica suspenso o atendimento na Sala do Empreendedor.

As medidas anunciadas serão válidas até o fim deste decreto, sendo que poderá haver alterações nos serviços mantidos conforme a necessidade. No momento, a preocupação é manter os serviços essenciais em funcionamento, evitando, ao máximo, transtornos à população. A Administração Municipal de Teutônia pede a compreensão da comunidade se houver transtornos na prestação de algum serviço.

A Administração Municipal de Teutônia reitera a legitimidade do movimento de paralisação dos caminhoneiros. Diante de todo o cenário, os motoristas, responsáveis pelo transportes das riquezas do nosso país, mostram a sua importância e merecem a sua devida valorização. O Município se solidariza com o movimento e espera que a categoria tenha avanços efetivos nas negociações com o governo federal, para que a situação volte à normalidade o quanto antes.

Aproveitamos a presente nota para, também, divulgar a manifestação pública da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT).

Os prefeitos dos municípios filiados à Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT), reunidos em assembleia geral extraordinária em 28 de maio de 2018, em Estrela/RS, tendo em vista a situação de desabastecimento gerada pela greve dos caminhoneiros, decidem o seguinte:

Pela manutenção dos serviços nas prefeituras, enquanto houver disponibilidade, com avaliações diárias para analisar a continuidade dos mesmos. Os casos de paralisação ou suspensão de serviços decorrem do desabastecimento de combustível.

De forma urgente e imediata:

  1. Solicitar, aos órgãos competentes, que ocorra o abastecimento dos veículos dos profissionais de saúde que prestam serviços e atuam nas Emergências 24 horas dos hospitais da região e unidades de saúde, a fim de que não haja prejuízos à população que necessitar de atendimento;
  2. Que seja garantido o abastecimento de alimentos para a população, assim como o gás de cozinha;
  3. Que seja garantido o transporte de ração e insumos para os animais, tendo em vista a iminência de que ocorram grandes perdas no setor, fundamental para a economia de grande parte dos municípios do Vale do Taquari.

Teutônia, 28 de maio de 2018″

Sair da versão mobile