A partir desta segunda-feira, dia 11 de junho, a Secretaria Estadual da Saúde está ampliando as faixas etárias da vacinação contra a gripe para crianças menores de 10 anos e adultos a partir dos 50 anos. A medida é uma recomendação aos municípios e foi adotada pela Secretaria Estadual de Saúde em função da concentração de casos nessas idades. Dos 44 confirmados de Influenza neste ano no Estado, oito são em crianças entre os 5 e 9 anos e nove são entre pessoas entre 50 e 59 anos, que antes não estavam incluídas nos grupos prioritários.
A Secretaria Municipal de Saúde de Teutônia lembra que os demais grupos prioritários seguem sendo vacinados. São eles:
– crianças de 6 meses a 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias);
– pessoas com mais de 60 anos;
– gestantes;
– puérperas (até 45 dias após o parto);
– profissionais da saúde;
– professores da rede pública e particular;
– população indígena;
– portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide;
– indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia;
– pessoas privadas de liberdade;
– e adolescentes internados em instituições socioeducativas.
A Secretaria de Saúde ainda observa que a campanha de vacinação segue até esta sexta-feira, dia 15 de junho. A vacina está disponível nos postos de saúde do município, durante o horário de expediente. A população deve procurar a unidade de saúde à qual está vinculada. A vacina não estará disponível no Posto de Saúde do Bairro Alesgut. Moradores desta localidade devem procurar a unidade de saúde do Bairro Languiru.
Já o Posto de Saúde do Bairro Boa Vista somente está vacinando pessoas com 60 anos e mais de idade. A vacinação nesta unidade está disponível para a população de Boa Vista, Linha Clara, Linha Capivara, Pontes Filho, Linha Catarina e Linha Gamela, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h30min às 11h.
Para as pessoas acamadas será disponibilizada a vacina no domicílio. Para isso, solicita-se que os familiares liguem para os postos de saúde para que as equipes possam estar se organizando e agendando essa vacinação.
A Secretaria Municipal de Saúde solicita que, para a imunização, se traga o cartão do SUS, documento de identificação e carteirinha de vacinação, para colocar em dia as vacinas atrasadas. As crianças somente serão vacinadas mediante apresentação do cartão de vacinas.