Encontro realizado no auditório da Faculdade La Salle de Estrela, na noite desta quarta-feira (13/06), encerrou após mais de dois meses de trabalho o fim do período de formação presencial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) – edição 2017/18. Cerca de 90 professores e coordenadores de Estrela, tanto da rede municipal como também estadual de ensino, passaram neste período pela continuidade da capacitação iniciada ainda em novembro de 2017, mas então com as aulas à distância. As formações, que têm parceria da Secretaria Municipal de Educação (Smed), ocorrem em Estrela desde 2013, com capacitação média de 40 educadores por ano.
O evento marcou uma socialização, prática e teórica, das propostas trabalhadas e montadas por cada uma das equipes das escolas participantes. De acordo com a coordenadora local do Pnaic, Patricia Branco, também supervisora da Smed, as mesmas serão de grande validade. “Serão muito produtivas se aplicadas”, garante ela, que no próximo dia 25 participa, em Porto Alegre, do Seminário Estadual de Gestão do Pnaic.
Segundo a coordenadora, algumas diferenças marcaram a atual temporada, entre elas a congregação das redes. “Nesta edição do pacto as formações envolveram de forma conjunta os professores e coordenadores das duas redes, municipal e estadual de educação, e tanto profissionais da Educação Infantil como também do Ensino Fundamental”, explica. As aulas, agora presenciais, foram ministradas por quatro formadores locais que participaram de capacitação realizada em Santa Cruz do Sul, através de da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Mais informações pelo 3981-1134.
Saiba Mais
O Pnaic é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental. Ao aderir ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, os professores alfabetizadores e orientadores de estudos participam de uma formação. Para gerenciamento das atividades da formação continuada deste programa, os cursistas (professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos) devem ser cadastrados no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) que é responsável pela geração dos dados para certificação desses cursistas.