Ícone do site Folha Popular

Lajeado vai ser sede da final 2019 do Circuito Sesc de Câmbio

Cadastro reserva será para cinco áreas de atuação nas salas de aula

Durante este final de semana (07 e 08 de julho), Canoas se transformou na capital estadual do Câmbio – vôlei adaptado à terceira idade. O Clube dos Empregados da Petrobras (Av. Getúlio Vargas, 11.001) recebeu mais de 400 competidores para a Final Estadual do 3º Circuito Sesc de Câmbio. E para o próximo ano, a cidade de Lajeado já está confirmada para sediar os jogos decisivos. A competição ocorre durante o ano em todo o Rio Grande do Sul, mobilizando centenas de idosos, grande parte integrante do Programa Sesc Maturidade Ativa. Nesta última edição, as grandes campeãs foram as equipes O Tempo Não Para, de Tucunduva, na categoria A (50 a 59 anos); e Acacel, de Caxias do Sul, na categoria B (a partir de 60 anos).

Foram mais de 50 partidas durante os dois dias de competição. Na categoria A, o segundo lugar ficou com a equipe Amigos da Aldeia, de Gravataí; enquanto na categoria B, o vice-campeão foi a equipe Alcam, de São Leopoldo. Em terceiro lugar ficaram as equipes Ramiro Souto, de Porto Alegre, na categoria acima de 60 anos; e Asscam, de Santa Rosa, na categoria 50 a 59 anos. Após 12 etapas municipais, a grande final reuniu equipes de cidades como: Canoas, Campinas do Sul, Caxias do Sul, Dois Irmãos, Erechim, Gravataí, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Rosa, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Torres e Tucunduva.

Neste ano, a competição contou com um valor simbólico ainda maior, já que o Governo Estadual publicou a Lei 15.168, no dia 27 de abril, que reconhece a prática do Câmbio como esporte símbolo da pessoa idosa. O Câmbio é um jogo de vôlei adaptado à terceira idade e as disputas ocorrem na modalidade câmbio misto, com foco em pessoas acima dos 50 anos.

“É uma satisfação ver o crescimento do Câmbio e conceber esta competição com certeza é estimular esta prática esportiva entre os idosos”, explicou o diretor regional do Sesc/RS, Luiz Tadeu Piva, na abertura do evento. Vera Maria da Rocha Holz, diretora técnica da Federação Gaúcha de Câmbio, prestigiou os jogos e afirmou: “Câmbio é vida, é integração e me orgulha muito ver o Sesc/RS realizando este evento que já está entre os maiores do Estado nesta categoria”. Ela pratica o Câmbio há 20 anos e completa: “Fui uma das primeiras pessoas a jogar a modalidade e hoje incentivo outras pessoas, porque este movimento traz convívio e novas oportunidades para os idosos que muitas vezes estão em casa deprimidos e aqui encontram uma segunda família”.

Esporte Sesc – Para promover o bem-estar físico da comunidade gaúcha, “Esporte Sesc – Praticar Faz Bem”, pilar do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, realiza torneios e competições, tais como o Circuito Verão Sesc de Esportes, Jogos Comerciários, Triathlon Sesc – Circuito Nacional e o Circuito Sesc de Corridas, além das ações voltadas à qualidade de vida promovidas pelas Academias Sesc, que mantém desde 2011 certificação NBR ISO 9001:2008. Mais informações sobre as opções de bem-estar oferecidas pela entidade em todo o RS pelo www.sesc-rs.com.br.

Circuito Sesc de Câmbio 2018

Vencedores da 3ª edição

Categoria A (50 a 59 anos):
1º lugar – O Tempo Não Para (Tucunduva)
2º lugar – Amigos da Aldeia (Gravataí)
3º lugar – Asscam (Santa Rosa)

Categoria B (A partir de 60 anos):
1º lugar – Acacel (Caxias do Sul)
2º lugar – Alcam (São Leopoldo)
3º lugar – Ramiro Souto (Porto Alegre)

Sair da versão mobile