Os produtores Paulo Sulzbach e Diego André Sulzbach, do Distrito de Glória, receberam nesta sexta-feira (03.08), da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Estrela, Licença de Operação para a criação de bovinos de leite confinados. Num investimento estimado em R$ 700 mil, foram construídos dois galpões, totalizando 5.070 metros quadrados. O documento foi entregue pelo prefeito Rafael Mallmann, que destacou o esforço e trabalho dos agricultores do município. “É por isto que Estrela ocupa a posição de maior produtor de leite da região. Investimentos como este vem para ampliar ainda mais nossa capacidade”, afirmou.
O empreendimento poderá abrigar até 200 animais. Hoje a propriedade conta com 130 e o objetivo é chegar aos 200 autorizados, aumentando desta forma a produção leiteira, cuja média, hoje, é de 3,2 mil litros/dia. Além do leite, Sulzbach também trabalha com avicultura, com 90 mil aves na propriedade.
“Chegamos num patamar de Primeiro Mundo, com uma média de 7 mil litros/ano por animal”, destaca o secretário da Agricultura José Adão Braun, que acompanhou a entrega. Segundo ele, o Governo de Estrela apoiou o empreendimento com serviços de terraplenagem, acesso e outros. “É um dos mais modernos sistemas de criação, por meio de cama de compostagem, com espaço para alimentação em local próprio, proporcionando mais bem estar aos animais”, acrescenta o secretário do Meio Ambiente, Hilário Eidelwein.
A entrega da licença também foi acompanhada pelo secretário da Saúde, Elmar Schneider; pelo vereador Ernani de Castro; pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rogério Heemann, e pelo técnico da Secretaria do Meio Ambiente, Arly Volken.