Ícone do site Folha Popular

Trabalhadores do aterro sanitário recebem treinamento para prevenir acidentes

Colaboradores tiveram treinamento prático/Créditos da foto: Matheus Prates/Divulgação

Diariamente, o aterro sanitário de Teutônia recebe cerca de 13 toneladas de resíduos. E, devido ao descarte incorreto do lixo, aliado à natureza da atividade e o ambiente insalubre onde a função é exercida, os funcionários da Cooperativa Regional de Catadores dos Vales Taquari e Rio Pardo (Cootralto), que fazem a triagem de todo o material que chega ao aterro, ficam suscetíveis a acidentes e outras situações de risco.

Por isso, recentemente a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente oportunizou aos trabalhadores da cooperativa um treinamento que integra o Plano de Emergência. Dentre os assuntos debatidos estavam o combate a incêndios e a prevenção de acidentes. O treinamento também é uma exigência da Fepam como condicionante na licença de operação do aterro sanitário e visa minimizar a possibilidade de fogo, explosão ou derramamento/vazamento de resíduos que possam ameaçar a saúde humana ou o meio ambiente.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente reforça à população que, para o melhor funcionamento do aterro e para segurança dos trabalhadores, fique atenta quanto a separação correta do lixo. O descarte correto de lixo traz mais segurança para os responsáveis pela coleta do material, para os funcionários da cooperativa que faz a triagem e para a população, bem como ajuda na preservação do meio ambiente.

Sair da versão mobile