Será realizada neste domingo (16/09) a 8ª Copa Estrela de Jiu Jitsu. A competição programada para ao longo do dia, a partir das 9h, no ginásio do Colégio Santo Antônio, deverá reunir cerca de cem atletas dos vales do Taquari e Rio Pardo, Serra Gaúcha e outras cidades do Estado. O evento, que conta com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), busca retomar a história da Copa Estrela, cuja última edição foi disputada há mais de cinco anos, quando contou com a participação de mais de 300 lutadores. A entrada para o público em geral ocorrerá via doação de um quilo de alimento não perecível.
Segundo os organizadores, um dos motivos da retomada da Copa é dar outra vez opção local ao grande número de praticantes e academias existentes na região, em uma modalidade que tem crescente número de adeptos, nas mais variadas idades, além de promover integração. Será disputada nas categorias pré-mirim, mirim, infantojuvenil, juvenil, adulto e master, divididas por peso, idade e faixas, e também no absoluto (entre atletas da mesma faixa, não tendo o peso como critério de divisão). A premiação por categorias dará medalhas personalizadas a todos os campeões (também suplementos alimentares), vice-campeões e terceiros colocados. Premiação em dinheiro mais suplementos no absoluto adulto e feminino. As duas melhores academias receberão troféus personalizados do campeonato, mais valores. Mais informações na fanpage do evento (8 Copa Estrela de Jiu Jitsu https://www.facebook. com/events/270690013542710/) e via WhatsApp pelo telefone (51) 99785-1454 (Bruna Diedrich).
Força jovem
Entre os participantes estarão os estrelenses Izaias Gabriel Zech Alves de Oliveira (9 anos); Diego Ezequiel Soares (9) e Vitor Marques da Silva (10). Convidados especiais para a Copa, os jovens são praticantes da modalidade no projeto social mantido pela Smel, que tem como professor o lutador Miguel Anka. “Escolhemos três alunos que têm boa dedicação ao esporte, disciplina e também questão técnica para serem prestigiados por isso, e assim servirem de exemplo aos demais”, destaca Anka.
Hoje, o projeto social de jiu jitsu da Prefeitura reúne mais de 120 alunos, dos 7 aos 11 anos, em aulas de segunda a sexta-feira, divididas em quatro núcleos: Cemai/Moinhos; Cemai/Oriental; Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Odilo Afondo Thomé; e Emef Professora Ruth Markus Huber. Mais informações sobre o projeto pelo telefone 99743-2882 (Miguel Anka) e Smel (3981-1067).