Lançado pela Prefeitura de Lajeado em 21 de setembro de 2017, o Programa Lajeado Mais Verde completou nesta sexta-feira (21/09), Dia da Árvore, um ano de existência. Ao longo deste período, um total de 804 mudas de árvores foram plantadas por todo município. O Lajeado Mais Verde tem o objetivo de promover e incentivar a arborização urbana responsável, que implica tanto o manejo adequado das plantas existentes quanto o plantio de novas mudas.
Conforme a engenheira florestal da Secretaria do Meio Ambiente, Sabrina Marques Wolf, para este manejo adequado pode ser necessária a poda ou mesmo a supressão de árvores. Neste caso, ele explica que é necessária a autorização prévia do poder público. Técnicos da Sema fazem a avaliação das condições da planta antes de permitir qualquer mudança na sua estrutura. Sempre que uma planta deste tipo é retirada, o responsável tem a obrigação de compensar as árvores retiradas, o que ajuda a manter a cobertura verde do município. A exigência vale também para árvores retiradas da via pública, sendo exigida sua reposição por parte do próprio poder público, que também é obrigado a fazer a compensação.
Também integrando o Programa Lajeado Mais Verde, está confirmado mais um plantio, agendado para o dia 26/09, às 9h, no Campus Lajeado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSUL). O plantio das mudas será feito por técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).
|
LOCAL |
DATA DE PLANTIO |
QUANTIDADE |
|
Avenida Senador Alberto Pasqualini |
21/09/17 |
45 |
|
Avenida Amazonas |
25 |
|
|
Avenida Piraí |
26/10/17 |
70 |
|
Rua João Batista de Mello |
22/11/17 |
12 |
|
Rua João Alberto Schmidt |
22/11/17 |
46 |
|
Rua C (bairro Santo Antônio) |
20/12/17 |
2 |
|
Avenida Benjamin Constant |
13/12/17 |
131 |
|
Parque Professor Theobaldo Dick |
25/04/18 |
306 |
|
Área Verde do Bairro Campestre pelo Grupo de Escoteiros Tibiquary |
50 |
|
|
Parque de Eventos pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) |
22/06/18 |
60 |
|
Plantio na Secretária do Meio Ambiente |
11 |
|
|
Associação de Moradores do Bairro Morro 25 |
21 |
|
|
Projeto Plantando o Futuro (EMEF Lauro Mathias Müller) |
18/09/18 |
11 |
|
Projeto Plantando o Futuro (EMEF São Bento) |
19/09/19 |
14 |
|
TOTAL |
804 |
|

