Ícone do site Folha Popular

“O Rouxinol e a Rosa” em turnê pela região

Crédito da foto: Délis Bianchini/Divulgação

O grupo de teatro da Universidade do Vale do Taquari – Univates está com agenda recheada nos próximos meses. Estão previstas apresentações em diversas cidades, como Dr. Ricardo e Imigrante. Atualmente o grupo conta com três peças em cartaz: “A História de Nós Dois”, “O Jardim” e seu trabalho mais recente, “O Rouxinol e a Rosa”.

O espetáculo “O Rouxinol e a Rosa” é nova opção de peça do grupo cênico da Univates. Com três semanas em cartaz desde sua estreia, a peça será apresentada em escolas, feiras de livro e eventos em geral. Ela traça um panorama sobre literatura e teatro medieval e é inspirada na centenária obra de Oscar Wilde, “Histórias de Fadas”, escrita em 1888.

Confira a sinopse da montagem mais recente do grupo:
Enquanto o pássaro representa o sacrifício em prol do amor, a flor simboliza a ingenuidade e vulnerabilidade da juventude. Nesta história, os personagens Rouxinol e Rosa trazem uma crítica à sociedade burguesa, ao individualismo e ao egoísmo, a partir da temática do amor e da reflexão sobre esse sentimento. Personagens que se constroem e se envolvem em uma história de emoção e delicadeza, na busca por uma rosa vermelha e na entrega do canto de um rouxinol.

Confira a agenda das próximas apresentações:

19/10 – Feira do Livro de Imigrante, às 20h
30/10 – Noite Cultural em Doutor Ricardo, às 20h30min
06/11 – Escola João Batista de Melo, Lajeado, às 20h

Para Tatiana Linhares, de Lajeado, atriz que integra o grupo de teatro desde 2008, apresentar “O Rouxinol e a Rosa” é motivo de realização e promoção de encantamento. Participar de ‘O Rouxinol e a Rosa’ é a possibilidade de dar vida à poesia, à arte de encantar o público pela palavra e pela emoção de cada personagem na essência do texto”. Tatiana ainda comenta alegremente sobre sua expectativa em relação à turnê do espetáculo pelas cidades do Vale. “Espero que o maior número de pessoas possível tenha a oportunidade de se emocionar e viver essa história conosco”.

Uma noite cultural está sendo organizada pelas secretarias de Cultura e de Educação de Doutor Ricardo. A cidade é uma das que vai receber a nova peça do grupo teatral da Univates com o objetivo de proporcionar aos presentes um momento de apreciação de arte e cultura. As responsáveis pelas pastas, respectivamente Cristiana Dadalt e Eliana Giacobbo, enfatizam a importância da presença do grupo. Conforme as gestoras, o município já trabalha com as artes cênicas com crianças e adolescentes e é importante proporcionar uma peça com atores experientes como os do grupo. “Queremos mostrar para nossos jovens que é possível realizar sonhos e desenvolver habilidades fazendo o que se gosta”, finalizam.

Confira a sinopse das outras peças em cartaz:

A História de Nós Dois
A história de uma vida, do nascimento à velhice. Passando por muitos ciclos, o corpo transmuta-se, e então passamos a refletir: quem somos nós diante deste ínfimo tempo? Pinceladas da história do Brasil surgem para ajudar a mostrar que o tempo passa depressa, e que a gente quer sempre mais tempo. E que “A história de nós dois” pode ser, na verdade, a história de cada um de nós.

O Jardim
Diante do caos criado por um conflito armado, as pessoas de uma pequena cidade transformam sua racionalidade, e dentro do pequeno jardim discutem as mazelas de suas pobres vidas, sufocados pela fumaça e pelo barulho das bombas. Sem ter para onde ir, o recanto torna-se o ponto de encontro dos sobreviventes, formando um retrato tragicômico de um grupo de pessoas em situação limite. Rir do trágico para não chorar é sempre uma triste válvula de escape. Uma dura e contínua realidade que segue presente em nossos dias.

Para mais informações e agendamento da peça, contate pelo e-mail cultura@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5946.

Sair da versão mobile