Por volta das 13h desta sexta-feira (28/09), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um caminhão M.Benz 1113 com placas de Canoas, na Unidade Operacional de Montenegro, na BR-386. O veículo era conduzido por um homem de 60 anos.
No caminhão eram transportados 1.200kg de produto perigoso, ONU3096, Sólido Corrosivo Hidroreativo, que em contato com água libera o gás tóxico cloreto de hidrogênio.
Segundo a PRF, o transporte era realizado em total desacordo com a norma vigente. O condutor não possui curso específico para esse tipo de transporte, não sendo, portanto, autorizado a conduzir o veículo com a referida carga.
O caminhão não tinha sinalização específica e obrigatória para esse transporte. Também não havia EPI e material de emergência para proteção em caso de acidente.
O fato caracteriza crime ambiental configurado no artigo 56 da Lei de Crimes Ambientais. Foram lavrados 10 autos de infração do regulamento próprio e um termo circunstanciado para o condutor. O caminhão e o motorista foram liberados após regularização das inconformidades.