Na manhã de sábado (29/09), foi realizado nas sinaleiras do Bairro Canabarro e Bairro Languiru, em Teutônia, a última ação de conscientização do Setembro Amarelo. Na oportunidade, voluntários do Centro Avançado de Saúde Mental (Casa Mental) e Hospital Ouro Branco entregaram folders com explicações sobre o suicídio e a melhor forma de preveni-lo.
Dentre os materiais entregues, estavam os folders “Mitos e Verdades sobre suicídio”, produzido pelo Hospital Ouro Branco, Casa Mental e Coletivo Tônias, e “Suicídio, falar é a melhor solução”, publicação da Casa Mental e Câmara de Vereadores. Ambos os materiais trazem informações importantes de prevenção do suicídio e de como ajudar as pessoas que estão em crise suicida.
O Setembro Amarelo tem o objetivo de ressaltar a importância de falar sobre o suicídio, tendo em vista que, por dia, 32 brasileiros morrem vítimas do suicídio, e o fato do Rio Grande do Sul ser o estado com o maior índice de casos, com destaque para a região do Vale do Taquari e Rio Pardo. A cada 40 segundos, o suicídio faz uma vítima. É por ter tantos casos no Brasil e no mundo, que é necessário informar e educar durante todo o ano sobre a prevenção deste.
Caso você ou alguém próximo precise de ajuda, entre em contato com o Casa Mental pelos telefones (51) 3762-7800 e (51) 9 98577-2865, com o Centro de Valorização da Vida pelo 188 (ligação gratuita e sigilosa), e com o Hospital Ouro Branco, pelo telefone 3762-1600.