Ícone do site Folha Popular

Servidores de Teutônia recebem orientação sobre o câncer de mama

Servidores públicos apoiam a campanha do Outubro Rosa/Crédito da foto: Édson Luís Schaeffer/divulgação

A sexta-feira (19/10), foi de muito rosa na Prefeitura de Teutônia com a realização da campanha de conscientização do Outubro Rosa. O mês tem o objetivo de conscientizar a população quanto ao câncer de mama, informando e proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.

Em uma roda de conversa realizada no saguão da prefeitura, servidoras públicas e da saúde puderam trocar informações, experiências e vivências sobre o câncer de mama. A médica Cristina Forneck e a enfermeira Roseléia Regina Halmenschlager explicaram desde o surgimento da campanha até os motivos que levam uma pessoa a ter o câncer, como deve ser feito o autoexame e a melhor forma de prevenir a doença. O Rei e Rainha da Melhor Idade, Verno Kleinhaus e Emilda Feiden, também participaram do momento e ainda comentaram as ações de conscientização que estão sendo feitas nos grupos de Melhor Idade.

Em Teutônia, registros mostram que desde 2009, 21 mulheres vieram a óbito pelo câncer de mama. Acredita-se que este número pode ser maior. É importante ressaltar que o câncer ocorre em sua maioria, em mulheres, mas que há casos de câncer de mama masculino.

Os servidores municipais foram convidados a aderir à campanha, vestindo camiseta rosa na sexta-feira. O famoso laço rosa, que faz parte da campanha desde que ela iniciou, foi formado pelos servidores em frente ao quadrante do Relógio de Flores da Prefeitura.

Sair da versão mobile