Ícone do site Folha Popular

Teutônia tem urna sorteada para ser auditada em votação paralela no TRE

Urna eletrônica de Teutônia sorteada para participar de votação paralela foi recolhida sábado

A urna eletrônica destinada a votação na seção nº 45 de Teutônia, na Comunidade Betânia do Bairro Boa Vista, foi uma das 12 sorteadas para serem auditadas em votação paralela no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS). Às 15h deste sábado (27/10), representantes do TRE recolheram a urna para levar a Porto Alegre onde é feito o trabalho de auditoria, com votação paralela.

A servidora Magali Behenck Evaldt, do TRE/RS, retirou a urna eletrônica em Teutônia, procedimento que foi acompanhado pela juíza eleitoral Ângela Lucian, pelo promotor eleitoral Jair João Franz e pelo chefe do Cartório Eleitoral Alex Ruschel.

Na manhã deste sábado (27/10), no plenário do TRE/RS, foram sorteadas as doze urnas do Estado – dentre todas as 27.298 seções eleitorais gaúchas – que passarão, neste domingo (28/10), por um tipo de auditoria, que tem como objetivo confirmar a segurança do sistema eletrônico de votação.

Quatro primeiras vão para votação paralela

As quatro primeiras urnas sorteadas – sendo pelo menos uma de Porto Alegre – serão submetidas à Votação Paralela. Este é um procedimento de segurança, instituído pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde 2002, que tem como objetivo comprovar a correta captação e contabilização do voto pela urna. Auditores fiscalizam todo o desenvolvimento do trabalho. Para a Votação Paralela foram sorteadas as seguintes urnas:

Porto Alegre – Seção 482 – 113ª Zona Eleitoral (ZE) – Sede social – Carris
Novo Hamburgo – Seção 480 – 76ª ZE – EMEF Monteiro Lobato
Teutônia – Seção 45 – 125ª ZE – Comunidade Betânia
Esteio – Seção 77 – 97ª ZE – Escola Estadual Tomé de Souza

As urnas sorteadas serão retiradas de suas seções – sendo substituídas por outras urnas eletrônicas – e trazidas para a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na Capital, ainda neste sábado.

Neste domingo (28/10), dia do segundo turno, no mesmo período que os eleitores estiverem votando – das 8h às 17h – acontece, simultaneamente, a verificação, na sala polivalente do térreo do Prédio 50 da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6681). Cédulas de papel preenchidas durante a cerimônia deste sábado – por representantes de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público (MP), partidos políticos, entre outros – terão os votos “cantados” e digitados nas urnas eletrônicas. Após as 17h, faz-se a conferência entre o resultado emitido no Boletim de Urna e a contagem dos votos. Todas as etapas do processo são filmadas.

Lajeado entre as outras 8 urnas, que terão outra auditoria direto nas seções eleitorais

A novidade para esta eleição é que a Justiça Eleitoral está fazendo, desde o primeiro turno, um segundo tipo de auditoria, diretamente nas seções eleitorais, para a verificação de autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas. Para esta conferência, foram sorteadas oito urnas do RS:

Torres – Seção 27 – 85ªZE
Alegrete – Seção 193 – 5ª ZE
Bagé – Seção 352 – 142ª ZE
Gravataí – Seção 298 – 71ª ZE
Lajeado – Seção 28 – 29ª ZE
Ijuí – Seção 87 – 23ª ZE
Taquara – Seção 148 – 55ª ZE
Estância Velha – Seção 158 – 118ª ZE

Estas urnas passaram por verificação de sua montagem, lacração e execução de sistemas antes das 8h deste domingo, horário do início da votação.

Sair da versão mobile