Ícone do site Folha Popular

Internautas que fizeram ameaças a professores em Teutônia responderão criminalmente

Cadastro reserva será para cinco áreas de atuação nas salas de aula

Internautas que ameaçaram ou incentivaram violência contra professores de Teutônia vão responder criminalmente pelos comentários ofensivos. A informação foi repassada através de nota da Associação de Professores de Teutônia. Conforme a nota, ficou decidido que “as pessoas envolvidas serão impetradas criminalmente via Ministério Público, onde serão averiguadas as implicações do referido ato do ponto de vista penal, e civilmente, via Prefeitura de Teutônia, em defesa total e irrestrita ao seu quadro de servidores”. A nota ainda reitera o repúdio aos atos e reafirma a defesa dos profissionais de educação.

As supostas ameaças, inclusive de morte, foram feitas em comentários do Facebook em uma discussão sobre um evento com a temática “gênero”. O grupo de estudos do Coletivo Tônias debateria a temática “Estudos de gênero e currículo escolar”, em um de seus eventos mensais. A atividade não tinha relação alguma com a Secretaria de Educação de Teutônia. Porém, repercutiu como se fosse um projeto para incluir a temática nas escolas, o que não procede, conforme explicado pela administração municipal. O evento do Coletivo, inclusive, não ocorreu devido às polêmicas. Tanto o Coletivo, quanto a administração municipal e a Associação de Professores emitiram notas reiterando o repúdio às ameaças e esclarecendo os fatos.

Confira a nota da Associação de Professores sobre os novos fatos

“Prezad@s Associad@s…
Bom dia…
Estivemos reunidos na tarde de ontem, dia 07/11, com representantes da Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Municipal de Educação, do Fórum Municipal de Educação e com o Procurador Municipal, Sr. Dr. Juliano André Heisler, para dirimir sobre a situação ocorrida nos dias 25 e 26 do mês passado, quando um grupo de pessoas “afrontou” os Professores e Professoras municipais de forma desleal, grosseira e totalmente descabida, chegando ao cúmulo, de estimular violência gratuita e supostas ameaças de morte.
Ficou determinado que as pessoas envolvidas serão impetradas criminalmente, via Ministério Público, onde serão averiguadas as implicações do referido ato do ponto de vista penal, e civilmente, via Prefeitura Municipal de Teutônia, em defesa total e irrestrita ao seu quadro de servidores, no qual serão dirimidas as questões de causa de danos a toda uma categoria profissional.
Reiteramos nosso repúdio aos acontecimentos e reafirmamos nosso compromisso em defesa de nossa classe, por entender que, sempre que houver discordância, o diálogo é a melhor solução e, que qualquer outra forma de resolução de conflitos que ameace a integridade moral e física, ou mesmo à vida, deve ser combatida de forma veemente, sempre buscando um ambiente saudável de convivência, respeitando à diversidade de opiniões.
Na oportunidade, queremos novamente agradecer o empenho e a presteza da Administração Municipal, representada pelo Prefeito Jonathan, pelo Secretário Paulo e pelo Procurador Municipal, no atendimento a esta demanda tão importante que impacta diretamente em nosso trabalho diário.
Abraço fraterno a tod@s.
Carlos Evandro Schneider
Presidente.
#juntossomosmaisfortes”

Sair da versão mobile