Ícone do site Folha Popular

Caminhada Ecológica noturna reúne cerca de 250 pessoas em Estrela

Caminhantes percorreram 8 quilômetros, entre estradas, pontes e trilhas/Crédito da foto: Paulo Ricardo Schneider/Divulgação

Estava anoitecendo quando cerca de 250 pessoas partiram para mais uma Caminhada Ecológica em Estrela, na sexta-feira (09/11). Crianças, jovens e adultos se concentraram na Escola Municipal José Bonifácio, no Distrito de Costão. Antes da saída, momento para alongar-se sob a orientação de profissional da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), promotora do evento, para que todos pudessem percorrer com tranquilidade os 8 quilômetros do trajeto.
Foi a primeira edição noturna do evento, e a expectativa de todos era grande em saber como seria o percurso. Lanternas e celulares formavam pontos de luz na escuridão e iam guiando os caminhantes por estradas e entre propriedades rurais. Não faltaram trechos de mata e pela ferrovia que corta a região. As dificuldades eram superadas com muita disposição e vontade de participar desta nova experiência, já que as anteriores foram realizadas durante o dia.
O casal Antério (64) e Bernadete Schneider (61), do Bairro Imigrantes, era só animação com um grupo de familiares. Eles já haviam participado de outras caminhadas e, para esta, trouxeram o filho, sobrinhos e uma prima. “Todas foram muito boas e esta também está aprovada”, disse Bernadete durante a parada para descanso. No alto de um morro, tochas iluminavam o local, onde os participantes foram recebidos com malabares e fogos e receberam água e uma fruta. Convidada por Bernadete, Cleodete Caye (64), que mora no Bairro Auxiliadora, também aprovou a caminhada, que fez pela primeira vez. “Maravilhosa”, disse ela, garantindo que à noite não perderá mais nenhuma.
A Caminhada Ecológica, além de proporcionar uma atividade física e de lazer, também visa a despertar a solidariedade nas pessoas. Nesta, a inscrição foi a doação de pacotes de bolacha pelos inscrito, sendo arrecadados 140 quilos. Conforme o secretário de Esportes e Lazer, Júlio Saldanha, a cada edição uma entidade é beneficiada e desta vez foi a Casa de Passagem do Vale do Taquari. A entrega dos donativos foi feita na segunda-feira. Durante as mais de duas horas de caminhada os participantes receberam apoio da equipe da Smel, também com carro de apoio para qualquer eventualidade que pudesse ocorrer.

Sair da versão mobile