Ícone do site Folha Popular

Ato registra adesão do município de Estrela ao Susaf 

Autoridades prestigiaram o ato de adesão ao Susaf/Crédito da foto: André Nunes/Divulgação

Proprietário da Q-Carne Comércio de Gêneros Alimentícios Ltda., Ernesto Lohmann está otimista, pois a partir de agora, com a publicação da portaria de adesão de Estrela ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), está em condições de comercializar seus produtos para fora do município. Ele participou do ato de adesão realizado na tarde desta quarta-feira (21/11), no Salão Nobre da prefeitura. “Quero fazer o diferencial para conquistar novos mercados. Para todas as nossas agroindústrias será um diferencial, vai alavancar os negócios de todos”, afirma.

O ato contou com a presença do prefeito Rafael Mallmann; secretário da Agricultura José Adão Braun; fiscal agropecuário da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria Estadual da Agricultura, João Alberto Prado; vereador Márcio Mallmann, que representou o Legislativo; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rogério Heemann; coordenador do Sistema de Inspeção Municipal, médico veterinário Paulo Roberto Almeida Pereira, entre outras autoridades e convidados. Nas manifestações, destaque para a qualidade dos produtos produzidos pelas agroindústrias locais e a

importância da adesão ao Susaf, que fortalecerá os empreendimentos com a abertura de novos mercados em todo o Rio Grande do Sul. “Nossas agroindústrias estão altamente credenciadas para vender em qualquer lugar”, ressaltou o secretário José Adão Braun, que lembrou o esforço de quase quatro anos para que fosse autorizada a adesão. A expectativa agora, segundo ele, é chegar em pouco tempo a dez empreendimentos comercializando por meio do sistema.

Hoje estão aptas a serem indicadas ao Susaf a Q-Carne, Agroindústria Diehl, Agroindústria Hammes, Apiário Horn e Estrelat. Conforme Braun, a adesão representa uma nova fase para a economia local. O prefeito Rafael Mallmann reforçou as colocações do secretário e demais autoridades que se manifestaram durante o evento, pela importância que terá para o crescimento dos empreendimentos e da economia do município. Citou a demora na tramitação do processo, no qual o município cumpriu com todos os requisitos e exigências, mas frisou que é uma etapa que tinha que ser vencida, em atendimento à legislação, lembrando que foi modificada pelo Governo do Estado, agilizando o trâmite. Também agradeceu ao secretário e equipe da pasta da Agricultura, assim como aos produtores, que souberam compreender e aguardar para que este momento chegasse. “Que todos possam crescer e se desenvolver e, no futuro, ampliar ainda mais seus mercados”, assinalou.

Sair da versão mobile