Ícone do site Folha Popular

As responsabilidades nos acidentes de trabalho são apontadas, em Estrela

O consultor em Segurança do Trabalho, Pedro Valdir Pereira, alertou para as muitas responsabilidades/ Crédito da foto: Rodrigo Angeli/divulgação

“A sua empresa está preparada?”; “De quem é a culpa”. Com estas perguntas, o consultor em Segurança do Trabalho, Pedro Valdir Pereira, abriu a palestra “Noções Básicas de Responsabilidade no Acidente de Trabalho”, ministrada na tarde desta sexta-feira (23/11). Foi o último ato da programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) 2018 de Estrela, promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e o Serviço Especializado em Saúde e em Medicina do Trabalho (SESMT).

Profissional da empresa Consetra, que presta assessoria na área, Pereira se dirigiu a dezenas de pessoas presentes ao plenário da Câmara de Vereadores de Estrela, a maioria servidores da Secretaria Municipal de Obras, pasta que até pelas funções que desempenha é a que tem um dos maiores índices de ocorrências. E temos que evitá-las”, ressaltou o secretário Cristiano Nogueira da Rosa, presente ao evento.

“No mundo inteiro se tem a certeza de que um acidente não ocorre por acaso, e sim por diversas falhas, múltiplos motivos e responsabilidades. Na sociedade do trabalho existem diversos níveis hierárquicos, como o técnico, o administrativo e outros, e cada um tem a sua parcela de responsabilidade”, explica Pereira. “O Poder Judiciário tem buscado identificar os encarregados, impondo aos infratores as penas tipificadas em lei. E existem diversas responsabilidades sobre um acidente de trabalho. A trabalhista, a previdencial, a civil e a criminal, sendo as consequências muito amplas”, continua. “Neste ponto Estrela, através da Cipa, está de parabéns ao promover a Sipat e assim se preparar e dentro do possível antever as ocorrências.”

A Sipat, que conta apoio da Secretaria Municipal da Administração e Recursos Humanos, foi aberta ainda na segunda-feira (19/11), em tarde que contou com a palestra do Médico do Trabalho, Airton Luiz Artus, e pela Técnica em Segurança do Trabalho, Joanês Schwertner, que trataram o tema Saúde Ocupacional. Na quarta-feira (21/11), a programação seguiu com uma simulação de evacuação de prédios públicos. A prática foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Pinheiros e contou com a participação de alunos, professores, servidores e equipes que atuam na área, como a Defesa Civil. Mais informações pelo telefone 3981-1041 ou na Secretaria da Administração.

Sair da versão mobile