Ícone do site Folha Popular

Mais de 3.800 candidatos realizaram as provas do concurso público em Teutônia

Concurso público contou com participação de mais 3.800 candidatos/Crédito da foto: Édson Luís Schaeffer/divulgação


Oito escolas de Teutônia estiveram movimentadas no sábado (22/12). Isto porque mais de 3.800 candidatos realizaram as provas do concurso público para 36 cargos de níveis fundamental, médio e superior, além do processo seletivo para a contratação de três visitadores do programa Primeira Infância Melhor (PIM).

As provas foram compostas por 40 questões de múltipla escolha, cujos conteúdos e áreas de conhecimento variaram conforme o cargo e escolaridade mínima exigida. Pela manhã, oitos escolas receberam os candidatos para os cargos de nível superior. Já à tarde, cinco escolas sediaram as provas para os cargos de nível médio e fundamental.

Conforme a Legalle Concursos, organizadora do certame, dos 4.117 inscritos (4.089 no concurso público e 30 no processo seletivo para visitador do PIM), 294 não compareceram aos locais de provas, uma abstenção de 7,2%. Na avaliação da empresa, todo o certame transcorreu na normalidade, dentro do planejado.

O concurso público também mobilizou mais de 200 fiscais, entre servidores efetivos, comissionados e terceirizados. Em algumas escolas, a movimentação dos fiscais já começou às 5h30min. Os trabalhos foram encerrados às 23h30min, com a guarda das provas na Secretaria de Administração. “A grandiosidade do certame gerava preocupação e dúvidas. A data que, aparentemente, era um dos pontos considerados desfavoráveis, deixou de ser com a presença dos nossos servidores, que se dispuseram a trabalhar como fiscais e que, às 6 horas da manhã, iniciaram um trabalho digno de profissionais de concurso”, frisa a secretária Administração, Lilian Schlabitz.

A secretária ainda ressalta que, como em todo o certame, contratempos ocorrem. “Porém, o envolvimento foi de todos, o que permite, de forma geral, fazer uma ótima avaliação. Todo o processo foi feito com muita transparência e seguindo a legalidade. Isto para que o certame alcançasse o sucesso desejado”, avalia.

Lilian ainda agradece a todos que se dedicaram em cada fase do concurso. “Somente com trabalho de equipe e muita dedicação é possível realizar um concurso deste porte. Além disso, a parceria firmada com as escolas foi fundamental para que o certame acontecesse. É preciso estender o agradecimento às direções, que foram muito comprometidas. Entende-se que a etapa mais complicada do concurso é a aplicação da prova teórica. Porém, há outras etapas até que o mesmo possa ser considerado, efetivamente, encerrado. Até lá, a Comissão do Concurso, em paralelo à Procuradoria Geral e ao Controle Interno, continuará trabalhando com muito profissionalismo e comprometimento”, frisa.

O prefeito, Jonatan Brönstrup, da mesma forma, agradece o empenho de toda a equipe responsável pelo certame. “Parabéns para toda equipe que coordenou os trabalhos do concurso público. Foi sucesso total. Demonstraram o comprometimento de todos com nosso município. Muito obrigado secretária Lilian e toda sua equipe. Obrigado aos voluntários e fiscais que contribuíram muito para que tudo acontecesse dentro do esperado”, ressaltou.

Sair da versão mobile