No período entre sexta-feira (21/12) e quarta-feira (26/12), a Polícia Rodoviária federal (PRF) realizou a Operação Rodovida. Ela atuava com ações de fiscalização e de educação para o trânsito durante o feriado de Natal, contando com reforço no efetivo e intensificando as fiscalizações no trecho da BR-386, sob competência da 4ª Delegacia. Foi averiguada a velocidade, as ultrapassagens irregulares, o uso de álcool e o cinto de segurança.
Na região de abrangência da Delegacia em Lajeado, houve o aumento no fluxo de veículos. Na saída para o feriado, essa alteração aconteceu principalmente no sentido capital-interior. No sábado pela manhã e início da tarde foram registrados dois congestionamentos ao longo da BR-386. O primeiro com cerca de sete quilômetros entre Lajeado e Estrela. O segundo foi nas proximidades à ponte do Rio Caí, em Montenegro, no km 427. Durante o retorno do feriado, na terça-feira, também houve aumento no fluxo. Na quarta-feira ele foi ainda mais acentuado, causando novo congestionamento na ponte sobre o Rio Caí, desta vez no sentido interior-capital. Sete acidentes causaram lesões nos envolvidos. Dez pessoas tiveram ferimentos leves e uma morreu. O acidente com morte aconteceu por volta das 06h50 de terça-feira (25), no km 264,4 da BR-386, em Fontoura Xavier.
De acordo com a PRF, foram fiscalizados 790 veículos e registradas 220 infrações. O teste do bafômetro foi realizado em 354 condutores e nove deles foram flagrados dirigindo sob o efeito de álcool. Nas operações com o radar, foram capturadas 221 imagens de veículos acima da velocidade máxima permitida.