Ícone do site Folha Popular

Palestra sobre conhecimento e práticas pedagógicas abre ano letivo da rede municipal de educação de Lajeado

A abertura iniciou com muita dança e alegria pelo grupo de danças folclóricas alemãs da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dom Pedro I/ Crédito da foto: Pietra Darde/ Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (15/02) a prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Educação (Sed), realizou a cerimônia de Abertura Oficial do Ano Letivo 2019 das escolas municipais de Lajeado. No Teatro da Univates, o evento contou com a presença de autoridades e de todos os profissionais de educação. Integrando o projeto “Educar, Aprender e Evoluir”, após a solenidade de abertura, o professor Doutor Fernando Becker subiu ao palco para abordar o assunto “Concepção Epistemológica e Prática Pedagógica”. .

Cerca de 1,5 mil profissionais lotaram o Teatro, entre professores, monitores, recreacionistas, agentes socioeducativos, contratos emergenciais, secretários, bibliotecários, serventes, vigias, zeladores e estagiários.

A abertura iniciou com muita dança e alegria pelo grupo de danças folclóricas alemãs da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dom Pedro I, do bairro Jardim do Cedro. Compostos por alunos do 1º ao 7º ano, estrearam o novo traje típico, adquirido pela Sed.

A mesa oficial da solenidade de abertura foi composta pelo prefeito, Marcelo Caumo, a vice-prefeita, Gláucia Schumacher, a secretária da Educação, Vera Lucia Plein, a vereadora e presidente da Câmara de Vereadores, Arilene Maria Dalmoro, o promotor de justiça e diretor das promotorias de justiça da Comarca de Lajeado, Carlos Augusto Fiorioli, o promotor da Infância e da Juventude da Comarca de Lajeado, Sérgio da Fonseca Diefenbach; a pró-reitora de ensino da Univates, Fernanda Pinheiro.

Segundo a secretária Vera Plein, em 2019, a rede continuará sendo orientada pelo projeto “Educar, Aprender e Evoluir”, com uma proposta de formação continuada ao longo do ano. “É uma alegria estarmos todos juntos para mais uma abertura de ano letivo. Que em nossas educações continuadas, possamos compreender como se constituem o conhecimento. Que a escola seja um espaço seguro para ensinar, aprender, experimentar e principalmente, viver. Que educar, aprender e evoluir seja o foco do nosso trabalho”, disse Vera.

“O ano realmente se inicia neste momento ímpar onde a gente pode projetar aquilo que a gente pretende para 2019 na nossa cidade. Neste ano, a nossa projeção é um grande projeto, o Pacto pela Paz, onde os protagonistas deste projeto são os professores, nossas crianças e toda a comunidade. Contamos com a grande rede de educação para por em prática”, falou o prefeito Marcelo Caumo.

Após o ato de solenidade, a palestra de formação foi com o professor Dr Fernando Becker, que transitiu aos educadores, um pouco de seu conhecimento sobre : Concepção Epistemológica e Prática Pedagógica. Baseado nos conceitos do Jean Piaget, Fernando abordou assuntos relacionados a conhecimento e o desenvolvimento das crianças.

“Quando a gente tem alunos, temos tantas complexidades. O bem-estar do professor reflete na vida das nossas crianças”, disse o palestrante.

Na recepção, os educadores receberam novos cadernos da Sed.

Os alunos ds EMEF’s retornam às aulas nesta segunda-feira, 18/02. Os alunos das 23 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) voltaram às aulas já no dia 04/02. A rede municipal de educação de Lajeado conta com 23 EMEIs, 18 EMEFs e 6 Projetos Vida, sendo que entre as EMEFs, 5 delas atendem em turno integral e 11 instituições oferecem atividades de contraturno, buscando garantir ampliação do tempo de permanência na escola e mais possibilidades de aprendizagem.

Sair da versão mobile