Ícone do site Folha Popular

SMEd: educadoras infantis e cozinheiras participam de formações em Garibaldi

Palestrante Vagner Peruzzo/ Crédito da foto: Priscila Pilletti/ Divulgação

Com o tema “Vamos falar sobre Educação Infantil?”, um seminário organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMEd) de Garibaldi reuniu cerca de 150 profissionais na Câmara de Indústria e Comércio (CIC) na sexta-feira (22/02).

No turno da manhã, foram abordados dois temas: “Neurociências, desenvolvimento e aprendizagem na primeira infância”, com a palestrante e professora Lívia Crespi, e “Primeiros Socorros na Creche”, com a enfermeira Gládis Beal.

“O movimento, afetividade e cognição – Tudo passa pelo corpo” foi o assunto abordado pelo palestrante Vagner Peruzzo durante a tarde.

E à noite, foi o momento que envolveu arte e educação, com o espetáculo teatral “O rouxinol e a rosa”, apresentado pela Universidade Univates. A peça retratou como lidar com as emoções e o significado das histórias e contos de fadas na infância, incentivando a leitura, por meio do projeto “Garibaldi: município leitor”.

“Foi um dia de aprendizado, ludicidade e arte, além do fortalecimento das relações entre as profissionais da Educação Infantil, sempre buscando aprimorar a prática pedagógica – educar, cuidar e brincar, buscando aprimorar a prática com as nossas crianças das creches”, enfatiza a secretária municipal de Educação, Simone Rosanelli Chies.

Alimentação escolar

Também na sexta-feira, ocorreu no auditório da Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi (Apeme) a formação de cozinheiros e merendeiras que atuam nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Com o tema “Boas práticas para o Serviço de Alimentação – BPSA”, a formação da empresa Certificar cumpre a obrigatoriedade de formação de 8 horas por ano, que consta na legislação específica de segurança alimentar. Ao todo, participaram 31 profissionais, mais a nutricionista Janete Weber, responsável pelo setor de Alimentação Escolar da SMEd.

O ano letivo iniciou com todos os profissionais capacitados, com o recebimento de dois uniformes completos (calça, jaleco, touca, sapato de linha profissional) e todas escolas com estoques de mercadorias, gêneros alimentícios supridos, além de entregas semanais de perecíveis, conforme cronograma e cardápio do setor de Nutrição.

“Investimos constantemente na alimentação escolar, na formação para os manipuladores de alimentos e equipamentos, pois prezamos pela saúde e educação dos nossos alunos”, acrescenta a Simone.

Sair da versão mobile