Ícone do site Folha Popular

Voluntários retiram 805 quilos de lixo do Rio Taquari em Estrela

Voluntários recolhem o lixo trazido por uma das embarcações / Crédito da foto: Paulo Ricardo Schneider/ Divulgação

Os 350 voluntários que participaram da 13ª edição do “Viva o Taquari Vivo”, realizada no sábado (06/04) pela manhã, retiraram 805 quilos de lixo do rio e das áreas próximas ao Parque da Lagoa, em Estrela. A ação envolveu 16 entidades, 24 empresas e seis escolas, e contou com 16 embarcações. Neste ano os participantes foram divididos em equipes, que recolheram os resíduos em sete pontos. Embarcações percorreram o rio e os demais fizeram a coleta nas áreas próximas, como o acesso ao Parque da Lagoa, ruas em volta do Parque Princesa do Vale e na Rua Arnaldo José Diel, até a escadaria.

Entre os voluntários estavam as enfermeiras Graciela Scherer e Joice Horst, do Hospital Estrela. “Esta manhã é gratificante, pois é um pouco do que podemos fazer em defesa do meio ambiente”, disse Graciela, que há pelo menos seis anos está engajada na mobilização. Segundo elas, participar da ação é ao mesmo tempo colaborar para diminuir o impacto ambiental e a possibilidade de envolver a comunidade e as famílias, principalmente no que diz respeito à separação do lixo. “É muito bom ver que as pessoas estão engajadas. Isto é pensar no próximo”, completa Joice, responsável pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos do hospital.

O objetivo da mobilização é o voluntariado e a sensibilização da população em geral para a destinação correta dos resíduos. Estes aspectos foram destacados pelo secretário do Meio Ambiente, Hilário Eidelwein, e pelo diretor de Planejamento da Cacis, José Ivan Maia, no ato de abertura da atividade. “Não é a maior ou menor quantidade de lixo que importa, mas a conscientização de que lugar de lixo é no lixo”, enfatizou Eidelwein.

Durante a ação funcionários da Usina de Tratamento de Lixo (UTL) de Estrela e da Sala Verde orientaram os voluntários quanto à correta separação do material, que depois foi levado à usina. Do montante recolhido, a maior parte foram rejeitos (425 quilos). Além disso, foram 100 quilos de vidro, 47 quilos de roupas, 45 quilos de pneus; 36 quilos de madeira, 22 quilos de ferro e outros metais, 29 quilos de plástico (duro, rígido), 25 quilos de embalagens plásticas e 20 de garrafas pet, além de 20 quilos de papel e papelão, entre outros.

O Governo de Estrela esteve engajado em mais esta edição por meio das secretarias do Meio Ambiente e Saneamento Básico/Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, Saúde, Obras Públicas, Esportes e Lazer e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. No município a ação foi organizada junto com a Cacis e Parceiros Voluntários. Desde segunda-feira (08.04) alguns resíduos estão expostos na Praça Menna Barreto. Nesta terça (09.04), às 9h e 14h, haverá atividades com alunos das redes pública e privada sobre educação ambiental, separação correta do lixo e sustentabilidade, entre outros temas. Em Estrela foram recolhidos, em 2018, 1.404 quilos de resíduos.

Sair da versão mobile