Ícone do site Folha Popular

Cooperativa escolar de Teutônia presta contas em assembleia

Integrantes da Cooperativa Escolar de Aprendizagem Teutônia com representantes dos parceiros do projeto

“Numa cooperativa, todos se ajudam e querem o bem do colega, o bem para a sociedade. Trabalhamos juntos em busca de um mesmo objetivo. O cooperativismo na prática nos permite ‘abrir a mente’, desenvolve a maturidade e o espírito de liderança.” As palavras são da presidente da Cooperativa Escolar de Aprendizagem Teutônia (Coopeat), Raissa Tauane Garcia (15), que tomou posse em assembleia no dia 30 de abril. A cooperativa escolar é composta por aprendizes cotizados pela Cooperativa Languiru e desenvolve suas atividades junto ao Colégio Teutônia.

O processo assemblear seguiu os tradicionais ritos do cooperativismo, com leitura de ata e edital; eleição e posse do novo Conselho Fiscal e Diretoria para a gestão 2019-2020; apresentação do plano de gestão; e prestação de contas do exercício anterior.

Novas lideranças cooperativas

“O projeto de cooperativas escolares é uma grande oportunidade de aprendizado e formação de lideranças, exercitando o espírito cooperativo e a autonomia, além de possibilitar vivências práticas do cooperativismo no dia a dia. Com certeza essas atividades diferenciadas formam pessoas melhores”, avalia a coordenadora geral do Colégio Teutônia, professora Andrea Wallauer.

A assistente de relacionamento da Sicredi Ouro Branco, cooperativa que desenvolve o projeto de cooperativas escolares, Raquel Schwingel, valoriza a evolução das atividades. “O projeto existe desde 2015 e ao longo desses anos acompanhamos a evolução desses jovens. São trabalhos como esse que transformam a sociedade”, parabeniza, desejando sucesso à nova diretoria da Coopeat.

A psicóloga da Cooperativa Languiru, Júlia Portz, elogia a organização da assembleia e o trabalho da cooperativa escolar. “Aproveitem a oportunidade, uma atividade excelente para desenvolver valores de cooperação, honestidade e transparência.”

Aprendizado na prática

Com o lema “Plantando ideias, colhendo conhecimento”, a Coopeat tem por missão “promover o desenvolvimento do cooperativismo de forma integrada e sustentável, buscando a satisfação e confiança dos consumidores dos produtos e serviços oferecidos”, a visão de “ser reconhecida por sua excelência no desenvolvimento dos seus diferentes objetos de aprendizagem”, alicerçados nos valores da cooperação, ética, honestidade, responsabilidade social e qualidade.

Os objetos de aprendizagem contam com a produção de balas de mel com gengibre, balas e rapaduras de chocolate e produção de hortaliças. Além disso, o planejamento prevê o plantio de mudas de árvores ornamentais.

Sair da versão mobile