O Centro de Referência em Assistência Social de Paverama é responsável por muitas atividades e ações com públicos de diversas idades. Dentre eles o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que faz parte da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias – PAIF.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. Podem participar crianças, jovens e adultos, pessoas com deficiência, pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.
É uma forma de intervenção social planejada, que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.
“Este serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. Estamos desenvolvendo projetos com várias faixas etárias, contribuindo para a melhora da qualidade de vida das pessoas e prevenindo situações de vulnerabilidades, buscando também o fortalecimento das potencialidades da própria família, o que nos deixa muito felizes.” Destacou a Coordenadora do CRAS Sandra S. Lorenzetti Roloff.
Confira a programação semanal dos projetos do CRAS:
Segunda- feira:
14h- Projeto com Idosos no Centro Cultural Evangélico.
14h- Projeto com crianças de 0 a 06 anos e suas famílias.
15h30 – Projeto com Idosos no Centro Cultural Evangélico.
Terça- feira:
14h- Projeto de Câmbio na localidade da Boa Esperança.
Quarta-feira:
14h- Projeto com Idosos na Boa Esperança.
Quinta- feira:
9h- Projeto com famílias no Centro.
14:00 h- Projeto com mulheres no Centro.
16:00 h- Projeto com idosos na Fazenda São José.
Sexta- feira:
9h – Projeto com crianças de 6 a 15 anos.
14h – Projeto com pessoas com deficiências, cuidadores e familiares.