Ícone do site Folha Popular

Teutônia realizará 1ª Maratona de Profissões

Muitos jovens, ao concluir o Ensino Médio, se veem perdidos em que carreira seguir. Pensando nisso, a Administração Municipal de Teutônia, através da Secretaria de Educação, promove, no dia 5 de setembro, a 1ª Maratona de Profissões. O evento tem como objetivo ampliar o conhecimento das pessoas acerca do seu futuro profissional, proporcionando informações que possibilitem identificar seus gostos, oportunidades e sonhos, esclarecendo suas dúvidas quanto à sua escolha. O dia será inteiramente dedicado à discussão sobre os cursos e seu mercado de trabalho.

Pela manhã e tarde, a partir das 9h e 14h, respectivamente, será realizada a roda de conversa “Educação – Da vida acadêmica ao profissional”, tendo como local o auditório da Cooperativa Sicredi Ouro Branco. Em pauta estarão assuntos como os riscos da evasão escolar, vida acadêmica, graduação EAD e profissões do futuro, em uma conversa descontraída, onde será possível os estudantes darem suas opiniões e fazerem questionamentos.

Quatro profissionais irão compor a roda de discussão. São eles: a psicóloga Fernanda Marques, a coordenadora do polo EAD da Univates em Teutônia, Tânia Maria Schardong, o subsecretário de Educação e pedagogo Carlos Evandro Schneider, e a supervisora executiva do CIEE – RS, Kátia Raquel Böhmer.

Já à noite, a partir das 19h30min, acontece a Feira de Profissões, no Centro Cívico da Prefeitura, no Bairro Centro Administrativo. Profissionais formados nas áreas de humanas e sociais, exatas e saúde estarão à disposição para conversar com alunos e demais presentes sobre o seu curso e o dia a dia profissional. Além disso, haverá testes vocacionais e estandes com universidades e escolas profissionalizantes, a fim de indicar as formas de ingresso nas instituições, bem como as opções de cursos e bolsas.

Para a secretária de Educação, Rosana Schneider Rührwiem, a Maratona de Profissões pretende mostrar aos jovens e adultos formas de iniciar a vida profissional a partir do bem mais valioso: a educação. “A Maratona irá oportunizar um momento para as pessoas que estão concluindo ou já concluíram o Ensino Médio e estão em dúvida sobre a profissão que querem seguir. Será uma forma de incentivar e promover o trabalho profissional, baseando-se no aprendizado adquirido através do estudo”, explica.

Sair da versão mobile