Ícone do site Folha Popular

Dia D coleta 100 quilos de eletrônicos e 300 lâmpadas em Estrela

Dia D envolveu equipes das secretarias do Meio Ambiente e Saude, e Lions Clube

Apesar do mau tempo, 100 quilos de equipamentos eletrônicos e 300 lâmpadas, além de medicamentos, foram entregues pela população no Dia D, realizado no sábado (05/10) pela manhã, no calçadão da Rua Fernando Abott, em Estrela. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente – Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho – e Secretaria da Saúde, com apoio do Lions Clube e das empresas Recilux e Adonai. O objetivo é dar a destinação correta a televisores, computadores e outros equipamentos usados, assim como as lâmpadas, evitando que sejam descartadas em locais onde possam causar danos ao meio ambiente.

O produtor José Eri Schneider (67) e sua esposa, Iria Maria Schneider (62), aproveitaram a realização do evento para entregar lâmpadas comuns e fluorescentes para o descarte. Ele conta que é a segunda vez que leva estes materiais, que vai guardando na sua propriedade até que tenha a oportunidade de dar o destino correto. Produtor de leite e suínos, ele tem a mesma preocupação com os medicamentos usados nos animais, que também são entregues às empresas para que não venham a causar prejuízos ambientais. 

Considerando o tempo instável, o secretário do Meio Ambiente, Hilário Eidelwein, avalia como positivo o resultado de mais esta ação. “É uma oportunidade que proporcionamos à população para que leve estes materiais aos locais corretos, evitando que sejam colocados nas ruas ou em áreas verdes”, diz. Ele observa, por outro lado, que os eletrônicos usados podem ser levados até o prédio da antiga Polar, que depois são recolhidos por empresa especializada. Em relação às lâmpadas, alerta que o município implementou a logística reversa, e que as usadas devem ser devolvidas nos estabelecimentos onde foram adquiridas. 

O Dia D fez parte da Semana Municipal da Água, que contou também com outras programações. Houve palestras sobre o reaproveitamento da água com o engenheiro agrícola Arly Wolken, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para alunos das escolas de Ensino Fundamental Moinhos e de Ensino Médio Estrela, e atividades com os agentes mirins de Educação Ambiental, pelas educadoras da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, para estudantes das escolas municipais Pedro Jorge Schmidt e Arnaldo José Diel. 

Sair da versão mobile