Ícone do site Folha Popular

Alunos de curso técnico da Univates desenvolvem campanha para ONG de Estrela

Cinco alunos e uma professora criaram a campanha / Crédito da foto: Divulgação

Na disciplina de Projeto Integrador, os alunos do curso técnico em Comunicação Visual atendem clientes reais e, de acordo com a necessidade, criam uma campanha. Quem escolhe os clientes é a coordenação do curso, que seleciona entidades ou Organizações Não Governamentais (ONGs) que precisam de ajuda para divulgar seu trabalho. Dessa vez, um dos beneficiados foi a Associação Estrelense de Proteção aos Animais (Aepa).

A campanha desenvolvida para a Aepa foi apresentada no mês de outubro e levou cerca de quatro semanas para ficar pronta. De acordo com Natalia Lord, professora da disciplina, os cinco alunos do grupo que criou a campanha entraram em contato com a voluntária responsável pela Aepa para identificar como a comunicação poderia ser mais efetiva. “A sala acaba se transformando em uma agência, e os estudantes têm todo o suporte dos professores, laboratórios e equipamentos para oferecer o melhor resultado. Assim, o aluno se sente no mercado e é desafiado a dar seu melhor, não apenas pela nota, mas muito mais pelo resultado efetivo para o cliente”, conta a professora. 

Conforme Tainá Kroth, que desenvolveu a campanha com os colegas Mateus Kist, Júlia Veiga, Henrique Cardoso e Marlon Oliveira, as ideias para a campanha surgiram aos poucos. “Sem dúvida dá um frio na barriga. Além de ter um cliente real, tem o peso de fazer com amor o que é a vida para nossa cliente. Ela se doa tanto para ajudar os animais, então nada mais justo que fazer a campanha baseada no amor”, explica. Os alunos desenvolveram também uma nova identidade visual, fotos do local, um vídeo, posts para Facebook e Instagram, além de layouts de produtos que podem gerar renda para a ONG. A Aepa existe há 13 anos e cuida de mais de 150 animais, entre cães e gatos. 

“A campanha é toda baseada no amor”, destaca Tainá. O projeto foi dividido em três  segmentos: “Adote Amor”, para o público que tem condições de adotar; “Doe Amor”, para pessoas que podem fazer doações mensais em dinheiro ou ração; e “Compartilhe Amor”, para pessoas que podem doar seu tempo ajudando com algum serviço voluntário. Para Tiane Cagliari, voluntária na Aepa, o trabalho feito pelos alunos é importante para que as pessoas possam conhecer a ONG. “A causa animal normalmente fica em segundo plano, e quem trabalha com isso sofre bastante dificuldade em questão de recursos”, conta.

A professora Natalia lembra que quando cursam a disciplina de Projeto Integrador os alunos já passaram por várias outras práticas envolvendo atendimento publicitário, design, captação e edição de vídeos, planejamento e outras atividades da área. Dessa forma, o trabalho é a prova final de tudo que aprenderam ao longo do curso.

Inscrições abertas para cursos técnicos 

Estão abertas as inscrições para os cursos técnicos da Univates. Para o próximo semestre, a Instituição irá oferecer 22 cursos, nas mais variadas áreas do conhecimento. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.univates.br/tecnicos ou pelo WhatsApp (51) 9 9626-2043. A duração média dos técnicos é de dois a três anos, dependendo do número de disciplinas que o estudante cursar por semestre

Sair da versão mobile