Ícone do site Folha Popular

Ouvidoria Geral da Prefeitura de Teutônia já recebeu 470 demandas

Ouvidoria está localizada junto à Secretaria de Administração, sala 46 da Prefeitura Crédito da foto: Édson Luís Schaeffer / Divulgação

Em julho, a Prefeitura de Teutônia lançou a Ouvidoria Geral, um canal direto com a comunidade, onde podem ser feitas reclamações, denúncias, sugestões, elogios e solicitações que tenham como objetivo a prestação de serviços. E, desde então, até às 11h de quinta-feira, dia 17 de outubro, já foram encaminhadas ao setor 470 demandas.

Conforme o prefeito, Jonatan Brönstrup, a Ouvidoria é uma das formas de dar mais transparência aos atos da Administração Municipal. “É um novo momento no que se refere à comunicação com o cidadão, que cada vez mais tem voz ativa na gestão da cidade. Estamos dando um grande avanço na nossa proposta de governo: de uma Administração mais próxima da comunidade. Ao mesmo tempo, otimizamos tempo e agrupamos demandas”, frisou.

Das 470 demandas, foram 407 solicitações, 40 denúncias, 13 reclamações, sete sugestões e três elogios. O Bairro Canabarro é o que mais gerou demandas: 168. Em seguida, vem Bairro Languiru (67), Centro Administrativo (64), Teutônia (55) e Alesgut (52).

A maioria das demandas foi direcionada à Secretaria de Obras: 398. Em seguida, vem a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com 29 demandas. A maioria dos encaminhamentos, 287, se refere à iluminação pública, seguida de recolhimento de entulhos, galhos e móveis, 94. O tempo médio de resposta tem sido de 12 a 15 dias, sendo que a legislação estipula tempo máximo de 30 dias, prorrogáveis por mais 30.

A Ouvidoria Geral está sob a responsabilidade do servidor Diego Camargo Hobus e o setor fica junto à Secretaria de Administração, sala 46 do Centro Administrativo. Entre as atribuições da Ouvidoria está a defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos e acompanhar a prestação dos serviços visando garantir a sua efetividade nos termos da Lei nº 13.460, de 2017. “Em toda movimentação de sua demanda, o cidadão é avisado por e-mail ou mensagem de celular. E através do número de protocolo, ele também consegue acompanhar sua demanda no site”, coloca Hobus.

Através da Ouvidoria, é possível se manifestar das seguintes formas: reclamação (demonstração de insatisfação relativa a serviço público), denúncia (comunicação de prática de irregularidade ou ato ilícito cuja solução dependa da atuação dos órgãos apuratórios competentes), sugestão (proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pelo Município), elogio (demonstração, reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido) ou solicitação (requerimento de adoção de providência por parte da Administração).

 Como acessar a Ouvidoria Geral?

A Ouvidoria recebe a demanda, analisa e encaminha à Secretaria responsável, aguarda retorno e responde ao solicitante. As formas de acessar a Ouvidoria são as seguintes:

– Site: Acesse http://www.teutonia.rs.gov.br/ouvidoria/, clique em Fiscale Web, marque a opção “Não sou um robô” e clique em Acesso Cidadão. Em seguida, marque o tipo de manifestação e preencha os dados solicitados. Após enviar a solicitação, será gerado um protocolo (via e-mail e/ou SMS), pelo qual o cidadão pode acompanhar o andamento de sua demanda.

– Aplicativo (disponível para Android e iOS): Baixe o aplicativo Fiscale.vc em seu smartphone e efetue o seu cadastro, informando nome e informações de contato, como e-mail e telefone celular. Após o cadastro, é enviado por e-mail ou por SMS o código de verificação. Confirmado o cadastro, o munícipe pode cadastrar a sua demanda (que gerará um protocolo), com opção de enviar fotos e áudio.

– E-mail: Envie sua demanda pelo e-mail ouvidoria@teutonia.rs.gov.br. Importante especificar e detalhar bem sua demanda, para melhor encaminhamento da solicitação. Você receberá em seu e-mail com o número de protocolo.

– Telefone: Ligue para (51) 3762-7740 e repasse a sua demanda. Aguarde o número de protocolo.

– Presencialmente: Das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h, no setor de Ouvidoria Geral, junto à Secretaria de Administração, sala 46 do Centro Administrativo.

 O aplicativo Fiscale.vc

A ferramenta foi desenvolvido pelo bacharel em Sistemas de Informação Jonas Dhein, da empresa teutoniense FortalezaTec/For Control. Além de contatar a Ouvidoria, demandas em diversas áreas, tais como iluminação pública, podas, vegetação alta, entre outras, poderão facilmente solicitadas através do aplicativo Fiscale.vc. A ferramenta, que já recebeu várias premiações, é utilizada em outros municípios, dentre eles Venâncio Aires e Esteio, e tem sido um importante elo de comunicação com a população.

Para cadastrar a solicitação, não é preciso ter acesso à internet no momento. O envio das informações poderá ser feito quando houver internet disponível. A informação é recebida pela Ouvidoria da Prefeitura, que, através do Gestor Administrativo, encaminhará a demanda à secretaria ou setor competente. Em cada etapa do processo, o contribuinte receberá um e-mail ou um SMS até o atendimento completo da solicitação. O andamento da solicitação também poderá ser conferido via aplicativo.

DEMANDAS POR TIPO
TipoQuantidade
Denúncia40
Elogio3
Reclamação13
Solicitação407
Sugestão7
Total470
DEMANDAS POR SETOR
SetorQuantidade
Administração7
Agricultura e Meio Ambiente29
Assistência Social1
Educação3
Fazenda5
Juventude, Cultura, Esporte e Lazer3
Obras, Viação e Transporte398
Ouvidoria13
Planejamento12
Saúde2
Total470

Sair da versão mobile