Ícone do site Folha Popular

Programa Saúde na Escola planeja ações de 2020 em Estrela

Crédito: divulgação

Um encontro realizado no auditório da Secretaria da Saúde marcou a primeira reunião do ano do Grupo de Trabalho Intersetorial do Programa Saúde na Escola (PSE), que visa a integração e articulação permanente das áreas da educação e da saúde em iniciativas que contribuam na formação integral dos estudantes. Estas ocorrem por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

A reunião, que contou com a participação de representantes das escolas municipais e estaduais atendidas pelo Programa e as equipes de trabalho foi dirigida pelas coordenadoras do PSE, a psicóloga Mariana Mazzarino e a enfermeira Leandra Leal, que ainda estão a frente do programa. Novos nomes, um de cada uma das pastas municipais envolvidas, devem assumir os postos já na próxima reunião. Como objetivo maior, o encontro buscou planejar as ações do programa no corrente ano, o cronograma delas, e as ações ditas prioritárias. Entre estas, ações permanentes de prevenção ao mosquito aedes aegypti, voltada a todos os alunos; Planejamento das atividades do Programa Crescer Saudável; a Semana da Saúde Mental e testes de acuidade visual, ambas programadas para maio; e o Dia do Adolescente, em setembro. As demais reuniões de equipes foram previamente agendadas. A próxima está marcada para o dia 07 de abril, a partir das 13h30, tendo mais uma vez o auditório da Secretaria da Saúde como local.

São atendidas no total dez escolas: as municipais de Educação Infantil (Emeis) Criança Feliz, Estrelinha e Arco-Íris; as escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Leo Joas, Odilo Afonso Thomé e Ruth Markus Huber; a Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Moinhos e 20 de Maio; a Escola Estadual de Educação Básica (EEEB) Nicolau Müssnich Escola Indígena de Ensino Fundamental Manoel Soares. No ano passado o PSE de Estrela representou o Rio Grande do Sul no Encontro Nacional do Programa Saúde na Escola e Academia da Saúde: Arranjos e Possibilidades da Promoção da Saúde na Atenção Primária à Saúde, realizado em Brasília (DF), com o projeto que teve como exemplo a ação “Cyberbullying, uma violência que não tem graça”, realizada por alunos da EMEF Municipal Leo Joas.

Sair da versão mobile