Ícone do site Folha Popular

Teutônia tem quatro casos suspeitos de Coronavírus

Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus foi criado em Teutônia nesta segunda-feira

A Prefeitura de Teutônia e o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus admitiram, em nota divulgada no fim da tarde desta segunda-feira (16/03), que o Município possui quatro casos suspeitos de Coronavírus. Ainda não foram divulgados mais detalhes sobre os casos, apenas que está sendo seguido o protocolo do Plano de Contingenciamento. A 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) não tinha conhecimento da situação até a tarde de hoje.

Diante da Emergência em Saúde Pública declarada pela Organização Mundial da Saúde e por determinação da Secretaria Estadual de Saúde, a Prefeitura de Teutônia reuniu suas equipes técnicas para deliberar sobre os próximos procedimentos. Até amanhã (17/03), um decreto deve ser editado, com as seguintes determinações:

– Suspensão temporária das aulas do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino a partir de quinta-feira (19/03). Quanto à Educação Infantil, uma reunião acontecerá hoje com as maiores empresas e entidades representativas para definir a suspensão ou não do serviço;
– Suspensão temporária dos encontros, reuniões e bailes voltados à Melhor Idade;
– Suspensão temporária dos grupos em geral da Administração Pública, dentre eles os grupos do CRAS e CREAS, de saúde, dos Núcleos de Cultura e dos demais projetos sociais, incluindo Teutônia Futsal e Juventus;
– Suspensão temporária do Campeonato Municipal de Teutônia;
– Suspensão temporária de eventos em geral, diante da orientação de evitar aglomerações de público.

Determinações aos servidores públicos

Também fica definido que servidores públicos que lidam com atendimento ao público e que se enquadrem nos grupos a seguir serão realocados, com a opção de homeoffice (trabalho em casa): mais de 60 anos, gestantes, lactantes e portadores de doenças crônicas.
Durante o período de suspensões acima citadas, profissionais poderão ser realocados de setor conforme necessidade para auxiliar nas medidas de prevenção ao coronavírus.
Servidores da saúde em férias estão sendo chamados de volta para auxiliar no atendimento à população.
Mudanças estruturais no atendimento à população poderão ser implantadas nos próximos dias conforme necessidade. Ainda solicita-se que cada pessoa faça a sua parte e tome os cuidados necessários.

Para quem viajou

Pessoas que viajaram para locais em que foram registrados casos nos últimos 14 dias e que apresentem sintomas do novo coronavírus (tosse, febre, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dor de garganta, coriza, falta de ar) devem comunicar a ocorrência para a Vigilância em Saúde, para que os profissionais possam orientar a conduta a ser adotada. Os contatos podem ser feitos pelos telefones (51) 3762-7810 e 3762-7820.

Dicas de prevenção

Ainda solicita-se que cada pessoa faça a sua parte e tome os cuidados necessários, dentre eles:

Sair da versão mobile