Ícone do site Folha Popular

Sindicato dos Comerciários emite nota em que defende importância do isolamento social

Artes

Crédito da arte: Júlia Caroline Geib / Divulgação

O Sindicato dos Comerciários de Taquari, Teutônia e região emitiu nota em que defende a manutenção do isolamento social como medir de proteger a saúde da população, dos comerciários e comerciantes. Defende ainda que “é muito importante que seja garantido aos trabalhadores das chamadas atividades essenciais, aquelas que hoje estão autorizadas a abrir, seja garantido o direito de uso de todos os equipamentos de segurança necessários para evitar o contágio (luvas, álcool gel 70%, máscaras e avental)”.

Na nota, a entidade pede que todas as decisões sejam baseadas em evidências científicas. ” Sabemos que a restrição de abertura do comercio não é a melhor solução para questões econômica, ainda mais em uma economia que vem a anos de forma instável. Mas é muito importante pensarmos na vida dos comerciários e comerciantes e população em geral neste momento”, opina.

Quanto ao impacto econômico e manutenção de empregos, o sindicato traz algumas sugestões. “O sindicato dos comerciários está lutando diariamente para garantir alternativas para o trabalhador continuar recebendo seu salário e a empresa em meio à crise continuar com sua saúde financeira, sugerimos como alternativa: 1) Concessão de Férias coletivas ou individuais neste período; 2) Adotar o instrumento do banco de horas, a serem recuperadas assim que o comércio voltar ao normal. 3) Também não descartamos outras alternativas em acordos individuais por empresa regrando a necessidade da empresa e a garantia de salário do empregado”, sugere.

Confira a nota na íntegra:

“SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS emite nota acerca dos últimos acontecimentos da crise da Covid-19 e sobre a proteção à saúde.

EM DEFESA DA VIDA DOS COMERCIÁRIOS E DE SUAS FAMÍLIAS, DA POPULAÇÃO EM GERAL E DA SAÚDE PÚBLICA.

É urgente a manutenção do isolamento social, com restrição da abertura do comércio. É muito importante que seja garantido aos trabalhadores das chamadas atividades essenciais, aquelas que hoje estão autorizadas a abrir, seja garantido o direito de uso de todos os equipamentos de segurança necessários para evitar o contágio (luvas, álcool gel 70%, máscaras e avental).

Também queremos que todas as decisões sejam tomadas com base cientifica e técnica em saúde pública para assim contermos o Coronavírus.

Sabemos que a restrição de abertura do comercio não é a melhor solução para questões econômica, ainda mais em uma economia que vem a anos de forma instável. Mas é muito importante pensarmos na vida dos comerciários e comerciantes e população em geral neste momento.

É importante ressaltar que em todo o mundo durante esta Pandemia do Covid-19, sempre que os governantes tomaram atitudes contra quarentena e o “Isolamento social” o resultado foi catastrófico para a vida das pessoas, não queremos que isto acontece em nossa região. Sabemos que nossos líderes têm amor a cada um de nossos cidadãos, pois sabemos que depois da tempestade vem a bonança.

O sindicato dos comerciários está lutando diariamente para garantir alternativas para o trabalhador continuar recebendo seu salário e a empresa em meio à crise continuar com sua saúde financeira, sugerimos como alternativa:

1) Concessão de Férias coletivas ou individuais neste período;

2) Adotar o instrumento do banco de horas, a serem recuperadas assim que o comércio voltar ao normal.

3) Também não descartamos outras alternativas em acordos individuais por empresa regrando a necessidade da empresa e a garantia de salário do empregado.

O momento agora é de união de todos! Dos comerciários, comerciantes, poder público e da comunidade em geral! Para lutarmos contra este vírus, para voltarmos o quanto antes a normalidade em nossa região.

O Sindicato dos comerciários está à disposição dos associados em nossos números que seguem abaixo para tirar dúvidas, sugestão ou auxilio nos convênios que continuam parcialmente funcionando;

Secretaria Taquari 99347-2029 e ou 98234-0175,

Secretária Teutônia 98306-7170 e ou 99961-4595

Vitor Espinoza 98212-1211

Raul Cerveira 98125-3728

Valdair Rosa 98234-0199

Carlos Henn 9539-6305

Diretoria do Sindicomerciários”

Sair da versão mobile