Em 20 dias, o Ministério da Saúde recebeu mais de 3,7 mil inscrições de profissionais da área de saúde para o cadastro de voluntários da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). Os profissionais estão se disponibilizando para trabalhar na prevenção e combate ao COVID-19. Durante a pandemia, o Ministério da Saúde vai avaliar a convocação dos profissionais de acordo com o cenário epidemiológico.
As inscrições foram abertas no dia 19 de março e ficarão no prazo de um ano para alimentar o banco de dados da Força Nacional do SUS para atuar em qualquer situação de catástrofes em saúde pública do país. O banco de voluntários será organizado pelo Ministério da Saúde, que poderá acionar os profissionais voluntários a qualquer momento.
O cadastro está aberto para os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192); os profissionais de saúde dos hospitais universitários, institutos nacionais, rede assistencial hospitalar federal, estadual, municipal e serviços privados como: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e fisioterapeutas. Para se cadastrar, acesse o link.
O cadastro será avaliado semanalmente e os voluntários receberão um e-mail de confirmação e orientações de como proceder. Não existe remuneração, uma vez que trata-se de trabalho voluntário. O Ministério da Saúde fica responsável por custear o deslocamento e ajuda de custo, quando o profissional necessitar atuar fora de seu domicílio.
Força Nacional do SUS
A Força Nacional do SUS foi criada em 2011 para atuar no atendimento a vítimas de desastres, calamidades públicas ou emergências em saúde pública que exijam uma resposta oportuna, rápida e coordenada em apoio aos Estados e municípios do Brasil. Ela é acionada quando o município ou o estado decreta situação de emergência, calamidade ou desassistência e solicita o apoio do Ministério da Saúde.
Os profissionais da saúde que integram a Força Nacional do SUS atuam com orientações técnicas, ações de busca ativa e monitoramento de pacientes, atendimentos, liberação de medicamentos e apoio na reconstrução da rede de atenção à saúde local. Em caso de dúvidas, o voluntário pode encaminhar e-mail para: fnsus@saude.gov.br