Ícone do site Folha Popular

Secretaria de Saúde de Estrela cria telesserviço para dar apoio à população

As medidas adotadas para prevenir a proliferação do Coronavírus, como o fechamento do comércio e o distanciamento social, estão mantendo as pessoas isoladas dentro de casa. Pensando neste momento, em que as pessoas estão mais sensíveis e, muitas vezes, não sabendo lidar com algumas situações provenientes desta mudança de rotina, a Secretaria da Saúde de Estrela está disponibilizando um serviço de “Tele Saúde Mental”, como forma de suporte via telefone em casos de dúvidas e orientações para as pessoas nas questões emocionais.

O serviço estará disponível a partir do dia 13 de abril. Quem quiser fazer contato pode ligar para o número (51) 9 9519-8758 de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, e nas sextas-feiras das 8h às 12h. Profissionais da secretaria estarão à disposição para auxiliar a população neste momento em que há uma mudança de comportamento repentina e uma diminuição das relações interpessoais.

Os profissionais de saúde mental da Secretaria da Saúde orientam que nesta fase de isolamento é importante que as pessoas façam atividades que propiciem momentos de prazer, a fim de evitar o estresse e a ansiedade. Leitura, exercícios que possam ser feitos em casa ou outros hobbies, como pintar, desenhar, escrever ou cozinhar são recomendados. É importante, segundo eles, manter-se informado sobre a pandemia, mas sem excessos, o que pode aumentar a ansiedade. Também é preciso ter cuidado com as “fake news”, procurando sempre buscar as informações com fontes fidedignas. “As pessoas devem evitar compartilhar informações sem uma fonte segura, pois isto vai gerar ainda mais ansiedade e medo”, reforçam.

Às famílias com filhos menores, resgatar brincadeiras, jogos e outras atividades são alternativas para a distração dos pequenos. Outra dica é manter contato virtual com familiares e amigos, estreitando os laços com as pessoas queridas.

Sair da versão mobile