Ícone do site Folha Popular

Prefeitura de Lajeado organiza quarta etapa de exumações no Cemitério Municipal Travessa da Paz

Crédito da foto: Rafael Scheeren Grün / Divulgação

Por meio da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), a Prefeitura de Lajeado comunica que, até o dia 18 de maio, os herdeiros e responsáveis das pessoas que foram sepultadas no Cemitério Municipal Travessa da Paz, localizado no Bairro Florestal, devem procurar a secretaria em função da quarta etapa de exumações que será realizada no local. A Sthas está localizada na Av. Benjamin Constant, nº 428, Bairro Centro, e também atende pelo telefone (51) 3982-1088 para tratar do referido assunto.

Edital de chamamento foi publicado em jornais de circulação no município, informando os nomes dos 106 corpos que serão exumados, somando-se ainda 37 sepulturas que não possuem identificação.

Conforme a titular da Sthas, Céci Gerlach, as exumações se fazem necessárias para viabilizar a construção de mais um bloco de 256 gavetas normais e 44 gavetas do tipo ossário, que guardam os restos mortais com identificação. Como a legislação municipal não permite mais que o município enterre corpos no solo, os sepultamentos agora ocorrem em gavetas. A obra de construção das gavetas mortuárias ainda precisa ser licitada, sendo que a previsão é de que as obras sejam iniciadas somente no segundo semestre de 2020.

Identificação

Assim como ocorreu em outras exumações, a Sthas trabalha na catalogação das sepulturas sem identificação, reunindo o máximo de informações possíveis, como por exemplo, o local exato onde estão estas sepulturas dentro do cemitério, além de fotografias das sepulturas para uma eventual futura identificação por parte de familiares e responsáveis.

Histórico

Ainda em 2017, a STHAS construiu um bloco com 160 gavetas do tipo comum e mais um bloco com 256 gavetas comuns e 44 do tipo ossário foram construídas. Em 2018 ocorreu mais uma construção de 256 gavetas comuns e 44 do tipo ossário foram construídas.

Sair da versão mobile