Ícone do site Folha Popular

Teutônia confirma mais três casos de Covid-19

Crédito: reprodução

Teutônia confirmou, na tarde desta terça-feira, três novos casos de Coronavírus (Covid-19). Dois deles foram confirmados por meio de teste rápido, e o terceiro por exame PCR, processado pelo Laboratório de Análises Clínicas da Univates. Os três casos devem entrar na contagem oficial do Estado ainda esta semana.

Um dos casos confirmado hoje já havia sido anunciado como o segundo caso de Teutônia anteriormente, e foi confirmado novamente após contraprova. Uma mulher de 23 anos testou positivo para Covid-19 dia 21 de abril, via teste rápido. Contudo, em 24 de abril, chegou o resultado do exame PCR feito pelo Lacen, que testou negativo. Assim, o município buscou uma contraprova, que testou positivo. A paciente ficou internada no Hospital Ouro Branco entre os dias 21 e 24 de abril. Ela tem histórico de asma brônquica e está em isolamento domiciliar.

O terceiro caso foi confirmado por teste rápido. Trata-se de uma mulher de 34 anos, com histórico de comorbidade rara. Ela consultou no Centro Avançado de Saúde do Bairro Canabarro nesta segunda-feira (27/04), com sintomas de Covid-19. O teste rápido indicou positivo para o Covid-19 e a paciente está em isolamento domiciliar.

Já o quatro caso, confirmado via exame PCR, é de um profissional da saúde de 44 anos, que trabalha em Porto Alegre, mas reside em Teutônia. A coleta do material foi feita em Estrela e o exame processado pelo Laboratório de Análises Clínicas da Univates. Ele está em isolamento domiciliar.

O primeiro caso de Teutônia de Covid-19, que foi confirmado pelo Lacen no dia 13 de abril, é de uma mulher de 49 anos. Ela é considerada recuperada desde o sábado (25/04). Neste sentido, a paciente não apresentou mais sintomas de Covid-19 e saiu sair do isolamento domiciliar.

Cenário em Teutônia

Entre a segunda e terça-feira (27 e 28/04), foram notificados à Vigilância Epidemiológica de Teutônia 15 novos casos suspeitos de Covid-19 acompanhados em domicílio. Paralelamente, 16 casos suspeitos que vinham sendo acompanhados a domicílio foram encerrados, pois não apresentaram evolução nos sintomas.

Os casos suspeitos acompanhados em domicílio são de pessoas que apresentam síndrome gripal e estão em isolamento residencial, recebendo acompanhamento constante das equipes de saúde para verificar a evolução dos sintomas. Conforme o Ministério da Saúde, pessoas com síndrome gripal são suspeitas para o Covid-19 e por isso são colocadas em isolamento, mas só são feitos testes nos pacientes hospitalizados.

Diante do expressivo número de casos confirmados em Teutônia e na região, solicita-se que as pessoas continuem adotando as medidas protetivas e de higienização, além de sair de casa somente em casos de extrema necessidade e evitando aglomerações. Também está determinado o uso da máscara de tecido ao sair de casa.

Sair da versão mobile