Ícone do site Folha Popular

Operação Peter cumpre 41 mandados de prisão no Rio Grande do Sul até o momento

Crédito: divulgação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (07/07), a Operação Pater, com o objetivo de combater organização criminosa que introduzia drogas e telefones celulares na Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU). A deflagração acontece nas cidades de Uruguaiana, Itaqui, Alegrete, Pelotas e Caçapava do Sul com o cumprimento a 49 mandados de prisão e 38 mandados de busca e apreensão.

De acordo com o inquérito policial, integrantes do grupo criminoso investigado enviavam drogas e telefones celulares para o interior da PMEU, além de promover o tráfico de drogas em pontos da cidade. Há indícios, ainda, da prática de outros crimes como o contrabando e o tráfico de armas. O nome da Operação “Pater” se dá em razão de que, inicialmente, alguns apenados eram abastecidos com drogas enviadas pelos seus pais, traficantes em atividade em Uruguaiana.

Participam da ação de hoje cerca de 230 policiais e agentes de segurança. A Operação tem a participação da Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, SUSEPE, ROMU (Guarda Municipal de Uruguaiana) e Ministério Público Estadual. A ação de hoje contou ainda com o apoio do Exército Brasileiro, Força Nacional e Prefeitura Municipal de Uruguaiana.

Mandados de Prisão (49):
– 41 MPs cumpridos (9 já presos: 6 PMEU Uruguaiana, 1 Presídio Regional de Pelotas, 1 Instituto Penal de Uruguaiana e 1 Presídio de Caçapava do Sul);
– 8 MPs a cumprir;

Flagrantes (4) – pessoas para os quais já havia MP:
– 1 Homem (tráfico de drogas – maconha, cocaína e crack);
– 1 Homem e 1 mulher (posse de droga – maconha);
– 1 Homem (posse ilegal de arma de fogo).

Apreensões:
– droga em pequena quantidade (maconha, cocaína e crack);
– 2 armas;
– 23 celulares;
– 2 automóveis;
– 1 moto;
– 2 caminhões “boiadeiro”;

Sair da versão mobile