Ícone do site Folha Popular

Presidente da Famurs esclarece que prefeitos querem participar, mas não ter responsabilidade total

Prefeito Emanuel Hassen de Jesus, Maneco

O vídeo divulgado na noite desta terça-feira (21/07) pelo presidente da Federação das Associações de Municípios (Famurs) e prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus – “Maneco”, repercutiu nas redes sociais, no meio empresarial e nos grupos das associações de municípios. No vídeo, Maneco diz que os prefeitos rejeitaram a proposta do governador de ter autonomia para definir restrições. Muitos não compreenderam esta posição, pois os prefeitos pleiteiam uma gestão individualizada.

Em entrevista à Rádio Popular na manhã desta quarta-feira (22/07), Maneco esclareceu que a proposta do governador e o que os prefeitos querem são coisas diferentes. “Uma coisa é nós [prefeitos] querermos participar e influenciar nas decisões, o que foi pedido e nos colocamos à disposição do governador. A outra é a proposta do governador que remetia para as associações regionais e para os prefeitos a responsabilidade total pela escolha da bandeira a ser implantada em cada região. No pior momento da da pandemia, os prefeitos e prefeitas não querem que o governador atire no nosso colo essa responsabilidade”, salienta.

Quanto às posições divergentes entre as associações e os municípios, o presidente da Famurs compreende que são 497 municípios, cada qual com sua realidade e que o debate é salutar. A intenção agora é que o assunto volte para o debate interno das associações para construir uma alternativa.

Em nota conjunta entre Famurs e governo do Estado fica explícita essa continuidade do debate. “Ficou acordado que os presidentes das associações regionais dos municípios e o presidente da Famurs, bem como o Gabinete de Crise do governo do Estado, irão aprofundar o debate internamente para que possam voltar a conversar nos próximos dias”, diz trecho da nota.

Presidente da Amvat pede reunião das 27 regiões do Estado

O presidente da Associação de Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e prefeito de Imigrante, Celso Kaplan – “Lelo”, também emitiu vídeo na manhã desta quarta-feira. Em contato com os demais municípios da região, Kaplan sugere que “haja a construção de proposta em conjunto, que seja feita uma reunião, na próxima quinta-feira às 14h, com os prefeitos das 27 regiões para juntos enfrentar e dialogar, tendo muita comunicação e planejamento”.

Na visão de Kaplan, “as associações devem e precisam ter sua opinião reconhecida e junto ao governo do Estado ter a escolha do distanciamento controlado e também das questões das bandeiras”, alegando uma apreensão semanal com a incerteza da bandeira de cada região.

https://folhapopular.info/wp-content/uploads/2020/07/WhatsApp-Video-2020-07-22-at-08.15.59.mp4
Celso Kaplan, presidente da Amvat, pede reunião das 27 associações nesta quinta-feira

“Não conheço essa cidadã”

Sobre uma manifestação atribuída à presidente da Federasul, Simone Leite, de que a “Famurs se acovardando e se eximindo da responsabilidade”, o presidente Maneco Hassen disse “não conheço quem é essa cidadã, mas é óbvio que tem uma postura completamente equivocada e demonstra desconhecimento total da vida dos municípios e das entidades que representam a municipalidade”.

Maneco acredita que fica confirmada a postura responsável de todos os prefeitos. “O que a Federasul tem é uma posição radicalizada e que defende a abertura total, de todo comércio e indústria. E que não quer nenhuma medida proteção, quer uma liberação total, uma volta à normalidade, que hoje infelizmente não é possível”, salienta.

O presidente da Famurs critica o posicionamento “tanto de quem quer fechar tudo quanto de quem quer abrir tudo. Ele não colabora neste momento. Precisamos continuar o bom combate à pandemia”.

Ouça a entrevista completa de Maneco Hassen

https://folhapopular.info/wp-content/uploads/2020/07/Espaço-Aberto-22-07-2020-Maneco.mp3

Nota conjunta entre Famurs e governo do Estado

Com o objetivo de aperfeiçoar o modelo de Distanciamento Controlado, tornando o sistema mais adequado às realidades de cada região e ampliando o compartilhamento da gestão entre Estado e associações regionais e municípios, o governo do Estado e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) estiveram reunidos por videoconferência nesta terça-feira (21/7).

O modelo de distanciamento controlado foi construído para contemplar as diferenças e peculiaridades regionais. No decorrer do processo, alguns ajustes foram realizados, entre eles a implementação, em 16 de junho, da instância recursal ao resultado das bandeiras de classificação de risco do modelo, atendendo a um pedido dos municípios.

Agora, para avançar no processo de aperfeiçoamento do Distanciamento Controlado, o governo e a Famurs fortaleceram na reunião desta terça-feira a intenção de aumentar o compartilhamento da gestão entre Estado e municípios nesse processo, que envolve os protocolos para 20 regiões e mais de 100 setores e segmentos da atividade econômica.

Por estarem na ponta e mais perto das suas comunidades, os prefeitos podem ampliar o engajamento no cumprimento das restrições previstas pelos protocolos do Distanciamento Controlado, além de contribuir para ajustá-los às realidades locais.

Dessa forma, ficou acordado que os presidentes das associações regionais dos municípios e o presidente da Famurs, bem como o Gabinete de Crise do governo do Estado, irão aprofundar o debate internamente para que possam voltar a conversar nos próximos dias.

Avançar neste acordo contribuirá com o objetivo central do modelo, de priorizar a vida e, ao mesmo tempo, evitar ao máximo a restrição às atividades econômicas e a perda de emprego e renda em nosso Estado.

Essa unidade de ação é fundamental para vencermos a crise. E a comunidade gaúcha deve estar unida, enfrentando este desafio com diálogo, paciência e responsabilidade.

Sair da versão mobile