Em convenção partidária realizada na manhã deste sábado (05/09), na Câmara de Vereadores de Teutônia, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) definiu sua aliança com o Cidadania para compor a chapa majoritária e também aprovou os candidatos a vereador da sigla para a disputa proporcional em 2020.
Na eleição proporcional – para vereador – esta será a primeira eleição em que os partidos políticos não poderão fazer coligações. Como Teutônia tem 11 cadeiras na Câmara de Vereadores, cada partido pode relacionar até 150% do total de vagas em disputa. Ou seja, além das 11 vagas, seriam mais 5,5 (50%). Como não há a possibilidade de vagas “quebradas”, o número arredonda para cima, chegando em 11 + 6 = 17 candidatos. Em cada cidade, o número de candidatos a vereador depende do número de cadeiras na Câmara.
O presidente do PDT, Sírio de Castro, informou antes mesmo da convenção que o partido possuía 17 nomes para compor a nominata de candidatos a vereador. O partido também deixou aprovados alguns suplentes para eventuais alterações que se façam necessárias. Esta possibilidade de suplentes ou substituições de candidatos precisa estar registrada na ata do partido para ter validade perante a Justiça Eleitoral.
Todos ainda passarão pela etapa do registro das candidaturas junto ao Sistema Candex da Justiça Eleitoral. O PDT tem uma nominata completa (17 candidatos). Confira a seguir a lista de candidatos aprovados na convenção:
Candidatos:
Aliandro Rockemback
Camila Cristina Pinto Zimmermann
Diego Tenn Pass
Fabiana Lampert
Jesoé Conde Machado
Jéssie Laísa de Castro
Jorge Paulo Hagemann
Juliano Renato Körner
Luciano André Rataizki Perinazzo
Natalício Saueressig
Neide Jaqueline Schwarz
Ricardo Suhre
Ronaldo de Borba Duarte
Roselei Brandão
Simone Huwe
Valdemir dos Santos Lima
Vitor Ernesto Krabbe
Suplentes:
Julio Cesar de Souza
Francieli Caroline Wessel Weimer
Na coligação majoritária entre PDT e Cidadania, o professor aposentado Celso Aloísio Forneck (PDT) foi aprovado como candidato a prefeito, tendo a atual vereadora Aline Röhrig Kohl (Cidadania) como candidata a vice-prefeita. Como o candidato a prefeito é do PDT, o número na urna eletrônica deverá ser o 12.